Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Marcos Montes

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Montes 10/06/2016
Marcos Montes
dep.marcosmontes@camara.leg.br
Marcos Montes

Marcos Montes não acredita que Michel Temer aprove ingerência política na Vale

 

Ingerência e incoerência – Bem-vindos. Vou reafirmar aqui, o que eu disse esta semana em reunião de lideranças, na Câmara dos Deputados, com a presença de um dos ministros mais próximos do presidente Michel Temer: Geddel Vieira Lima (Governo). Entendo que seria uma grande  incoerência o atual presidente da República promover ingerência política na Vale, empresa privada e principal mineradora de ferro do mundo.

Ação isolada - Veículos de comunicação publicaram matérias nos últimos dias indicando que Michel Temer estaria sendo pressionado, principalmente pela bancada mineira de deputados do seu partido, o PMDB, para interferir no comando da Vale, ou mais precisamente, para trabalhar pela mudança do presidente Murilo Ferreira. Não tenho dúvida de que se trata de uma ação isolada.

Moralização - Não acredito que o atual presidente da República permita que isso aconteça. Seria trabalhar contra o que ele próprio está defendendo para as estatais brasileiras. Projetos circulando no Congresso buscam justamente dificultar o aparelhamento dos fundos de pensões e das estatais por partidos políticos.

Mérito - Portanto, uma ingerência política numa empresa privada administrada tecnicamente seria de uma incoerência sem tamanho. Murilo Ferreira chegou à Presidência da Vale por puro mérito. Foi conduzido pelos acionistas com base em sua trajetória na empresa e fora dela; uma trajetória marcada pela competência.

 

Murilo Ferreira (foto) chegou ao comando da Vale “por puro mérito”, lembra o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, vice-líder da bancada do PSD, deputado federal Marcos Montes, um dos principais defensores do impeachment da presidente afastada e apoiador do governo Michel Temer (Foto: Enerson Cleiton)

 

O nome certo - Menos de três meses após o PSD de Uberaba lançar a pré-candidatura do vereador João Gilberto Ripposati a prefeito, eu já tenho motivos suficientes para concluir que foi uma das melhores decisões que tomei ao longo da minha trajetória política.

Prova dos nove - Ao indicar o nome dele ao partido e convencê-lo a aceitar o desafio, eu levei em conta sua história de vida, sempre marcada pela honradez, trabalho, ética, família, lealdade, além de seu amor e compromisso com Uberaba. Mas faltava confirmar se ele estava verdadeiramente preparado para uma disputa majoritária.

Sentindo firmeza - Tenho acompanhado cada decisão, cada ação, cada movimento do Ripposati, seja através de conversas com o pessoal do PSD, seja através da imprensa ou das redes sociais. Estou orgulhoso e feliz com a escolha. E percebo estes mesmos sentimentos nos companheiros de legenda, inclusive entre os pré-candidatos à Câmara de Vereadores, o que já é um grande caminho andado.

Ética na política - Ripposati é uma novidade na disputa majoritária, e portanto, seria compreensível se ainda estivesse com dificuldades para uma campanha de pré-candidato a prefeito. Mas, que nada! Está prontinho para a disputa – e o que é mais importante: para uma disputa ética.

Inteligência - Além disso, ele tem feito movimentos políticos dignos de uma grande inteligência. Gostei de ver nas redes sociais fotos de Ripposati tomando café em uma panificadora de Uberaba com outros dois pré-candidatos - o vice-prefeito Almir Silva, do PR, e o vereador Samir Cecílio, do PSDB. São articulações importantes, que demonstram sua capacidade de conversar.

Porto seguro - E eu não poderia deixar de citar uma situação que está encantando minha família. Marília, sempre atenta a tudo e a todos, meu porto seguro, companheira de todos os momentos, não se cansa de aplaudir o envolvimento da família de Ripposati neste novo desafio. Concordo com ela: apoio e respeito começam dentro de casa.

 

 

 

 

 

Foto de João Gilberto Ripposati e a esposa Marilene Fernandes de Freitas Ripposati posando com a família circulou nas redes sociais e sensibilizou o fundador e presidente do PSD de Uberaba, deputado Marcos Montes, sua esposa Marília Andrade Montes Cordeiro, e os companheiros de legenda (Foto: Divulgação)

 

 

 

Bom final de semana e até a semana que vem.