Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Marcos Montes

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Montes 08/07/2016
Marcos Montes
dep.marcosmontes@camara.leg.br
Marcos Montes

Frente Parlamentar Mista da Agropecuária recebe um presidente da República pela 1ª vez

 

Lamento - Bem-vindos. Peço desculpas se nesta nossa conversa de hoje eu explicitar sentimentos antagônicos. Na verdade, a última semana foi marcante pra mim em dois sentidos. A morte do ex-prefeito Hugo Rodrigues da Cunha, dia 3 de julho, me deixou profundamente triste, não apenas por mim – que cheguei à política através do grupo liderado por ele -, mas também pelo que ele representou e representa na política compromissada com a ética e com o respeito ao bem público.

Reconhecimento - Após refletir sobre a melhor forma de render minhas homenagens a ele, concluí que a tribuna do plenário da Câmara dos Deputados seria de seu agrado. Seus dois mandatos de prefeito de Uberaba (1974/1977 e 1989/1992) já recebem o devido reconhecimento através das lideranças políticas, classistas e comunitárias da cidade – mas, acima de tudo, têm o aplauso da população, inclusive dos mais humildes. Isso está claro nas manifestações que tomaram conta das redes sociais.

Tribuna - Decidi então, por homenageá-lo na tribuna da Câmara. Tribuna esta, que ele usou em duas legislaturas, intercaladas entre as belíssimas administrações de prefeito. Deputado federal nas legislaturas 1979/1982 e 1995/1998, Hugo Rodrigues da Cunha encantou seus pares com discursos de alto nível e honrou seus eleitores com projetos importantes, entre eles, por exemplo, a criação da Escola Técnica Federal de Uberaba.

Ética na política - Hugo não era só honesto. Ele era um democrata. Era trabalhador, idealizador, realizador, competente. Espero que o registro da minha homenagem nos anais da Câmara dos Deputados tenha correspondido ao que ele esperava de mim, seu eterno aprendiz.

RECONHECIMENTO – Deputado federal Marcos Montes (PSD/MG) usou a tribuna da Câmara para homenagear o ex-parlamentar Hugo Rodrigues da Cunha. Vídeo com o depoimento pode ser conferido na página de Marcos Montes no Facebook

 

Visita histórica - Mas, se a última semana foi marcada pela tristeza, também foi uma semana de extrema realização pessoal e política pra mim. Pela primeira vez um presidente da República vai comparecer a uma reunião na sede da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária (FPA). Não posso deixar de me sentir feliz e honrado por esta visita estar acontecendo durante meu mandato de presidente do colegiado.

Novos tempos - O presidente Michel Temer confirmou presença na próxima reunião semanal da FPA, que acontece dia 12 de julho, terça-feira. Vamos aproveitar para mostrar a ele a nossa expectativa de melhores tempos com o novo governo. Lembro que a FPA abriga cerca de 250 parlamentares, entre deputados federais e senadores, e é defensora do impeachment da presidente afastada.

Mundo de olho – E por falar na agropecuária, participei dia 4 de julho, ao lado do presidente Michel Temer, da abertura da 3ª edição do Global Agribusiness Forum, que aconteceu em São Paulo. Em debate, o tema “Agropecuária do Amanhã: Fazer Mais Com Menos – Disseminando as bases do desenvolvimento sustentável”. Encontro internacional reuniu os maiores expoentes da agricultura mundial, para debater o agronegócio e buscar soluções para desafios enfrentados pela humanidade para se desenvolver socioeconomicamente e preservar o meio ambiente.

Sucesso - Aproveito para parabenizar os coordenadores pelo sucesso do evento - a SRB (Sociedade Rural Brasileira), a Abramilho (Associação Brasileira de Produtores de Milho) – como representante oficial do Brasil na International Maize Alliance (Maizall), a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), e a Datagro – uma das maiores empresas de consultoria agrícola do mundo. O mundo inteiro sabe que a agropecuária é a solução para o futuro da humanidade, e o que se busca são alternativas para que este futuro seja da melhor qualidade possível. Participar diretamente de momentos como estes é fazer história.

OLHO NO OLHO – Michel Temer e Marcos Montes participaram da mesa das autoridades na abertura do Global Agribusiness Forum. Temer confirmou presença na FPA presidida por Marcos Montes (Foto: Beto Barata/Presidência da República)

 

Renúncia – E ontem foi mais um daqueles dias-bomba! Apesar dos boatos que já circulavam nos bastidores ao longo da semana, a decisão do deputado federal afastado (pelo Supremo Tribunal Federal), Eduardo Cunha, do cargo de presidente da Câmara, colocou mais lenha na fogueira política brasileira. Vem aí, como consequência, a  eleição para escolha do novo presidente.

Pesquisa – Eu não poderia encerrar a coluna de hoje sem refletir sobre fato político importante ocorrido na minha principal base política – Uberaba. Pesquisa do Ibope, contratada e divulgada pela Rádio Sete Colinas, reforça que o vereador João Gilberto Ripposati foi a melhor escolha do PSD para uma candidatura de prefeito. Como presidente da legenda não tenho dúvida de que estamos no caminho certo.

Performance - Apesar de ser uma novidade no processo eleitoral majoritário e de ter sido o último nome lançado na pré-disputa, Ripposati superou ou empatou tecnicamente com “eternos” candidatos, aqueles que já disputaram o cargo e que nunca saem da mídia como concorrentes majoritários. E ainda temos uma boa caminhada pela frente.

 

Um abraço e até o próximo fim de semana.