Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Marcos Montes

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Montes 27/09/2013
Marcos Montes
dep.marcosmontes@camara.leg.br
Prezado leitor

É com muita responsabilidade, ética e respeito ao público deste importante veículo de comunicação que estou retomando este espaço semanal. Sou do tipo que acha que a população merece e precisa conhecer as pessoas que a representam, seja através de balanços de atividades, seja através de suas reflexões sobre os assuntos de interesse público, seja pelas decisões assumidas. Não sou perfeito. A exemplo de qualquer ser humano, eu também cometo erros, mas podem ter certeza de que, quando isso acontece, não é intencional. Além disso, não poupo esforços para evitar que se repitam. Logo abaixo, você verá os endereços que podem ser acessados para conversar comigo. Participe com sugestões.

Em nome de Uberaba
A foto que escolhi para ilustrar esta coluna espelha um sonho recorrente nos últimos anos – desde que Uberaba se afastou da convivência com o governo estadual, sob pretexto de serem grupos políticos diferentes. Apesar de estarmos em partidos distintos, eu, no PSD, e ele, no PMDB, reconheço que o prefeito Paulo Piau tem se esforçado para reeditar os tempos em que as lideranças de Uberaba falavam a mesma linguagem em defesa da cidade e da população, e conviviam com todas as esferas de governo, em busca de conquistas para todos.


Aliança suprapartidária
Acompanhados de várias lideranças políticas e classistas da cidade, nos sentamos à mesa com o governador Antonio Anastasia para pedir agilidade na liberação das obras de implantação do gasoduto de Uberaba. O governador nos prometeu uma solução para breve, já que as obras ainda não começaram por causa de dúvidas surgidas em relação ao tipo de empreendimento a ser concretizado. Além disso, comemoro e aplaudo a aliança suprapartidária que participou da reunião. Há vários anos, Uberaba não vivia uma situação política tão promissora. 

O gasoduto 
Gostaria de lembrar que a conquista do gasoduto vai tirar o Brasil do sufoco atual, e reduzir, intensamente, a importação do gás natural de outros países. Não podemos nos esquecer de que ele é um produto versátil; que pode ser utilizado como fonte de geração de energia elétrica (ao substituir o carvão e o óleo combustível), em ações automotivas (usado no lugar da gasolina, do etanol e do óleo diesel) e domésticas (em vez do GLP). E não tenho dúvida de que, com o gasoduto, Uberaba vai viver uma fase parecida com o que aconteceu quando a cidade conquistou a Fosfertil – hoje, a maior empresa de fertilizantes da América Latina.

Fazendo justiça
Finalmente uma categoria de trabalhadores da maior importância para o país poderá receber a resposta positiva para sua principal reivindicação. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, nos prometeu – a nós, defensores da proposta -, que dia 23 de outubro vai colocar em votação o projeto que estabelece o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias. Estou torcendo pela aprovação, e trabalhando para convencer os colegas deputados que ainda têm dúvida.

Nova chance
A Câmara dos Deputados ganha uma nova oportunidade para recuperar o respeito da população. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar aprovou a abertura de processo disciplinar contra o deputado Natan Donadon (sem partido/RO). Em recente sessão plenária, não foi alcançado número suficiente de votos para a perda de mandato do deputado, que está preso em Brasília desde o dia 28 de junho, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

Sem pressa
Assumi a 1ª vice-presidência da Comissão Especial que Analisa o Novo Marco Regulatório da Mineração, uma proposta do governo federal que define todas as ações relacionadas à produção de minérios no Brasil, com exceção dos minérios nucleares, petróleo e gás natural. E obtivemos uma conquista importante. O projeto, por ter sido enviado à Câmara com pedido de urgência, estava impedindo que discutíssemos o assunto com tranquilidade. Fizemos um acordo: o governo retirou a urgência e a comissão especial está preparando uma audiência pública.

Lamento
Quero aproveitar este espaço para lamentar a morte de Paulo Antônio, o PA. Que Deus proteja sua alma e dê conforto para a família.