Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Marcos Montes

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Montes 31/01/2014
Marcos Montes
dep.marcosmontes@camara.leg.br
Fala Deputado - por Marcos Montes

Fim do recesso - Quando minha próxima coluna for divulgada (dia 7 de fevereiro), já estarei de volta ao plenário da Câmara dos Deputados, pois o Congresso Nacional (Câmara e Senado) volta a funcionar normalmente dia 3 de fevereiro, segunda-feira. Com raras exceções – quando viajei alguns dias com a família -, eu mantive meu mandato em constante atividade ao longo do recesso oficial. 

Trabalho de campo - Visitei uma série de instituições em Uberaba e estive em várias cidades da minha base eleitoral em Minas Gerais, sempre procurando ouvir as reivindicações, prestando contas do meu trabalho e reafirmando que meu mandato tem bancada partidária (e nem poderia ser diferente), mas não tem inimigos e não faz discriminação.

Portas abertas – Sejam, portanto, bem-vindos ao meu gabinete na Câmara dos Deputados (Gabinete 334, Anexo IV) e ao escritório regional de Uberaba (rua Jaime Bilharinho, 187/Telefone: 3325-3194).

Região valorizada - Divulgado pela Agência Minas dia 16 de janeiro, o programa “Palavra do Governador”, cujo tema foi o gasoduto de Uberaba, ainda repercute nas redes sociais. Pessoas de todas as idades e profissões comentam as declarações do governador Antonio Anastasia, marcadas pela certeza de que Uberaba e o Triângulo Mineiro se tornarão centro importante de desenvolvimento de Minas e do Brasil.

Concurso público - A Câmara dos Deputados lançou esta semana edital de concurso público para preencher 53 vagas de analista legislativo (nível superior) e 60 de técnico legislativo (nível médio). As vagas de nível superior exigem formação em qualquer área (são quatro para consultor de orçamento e 49 para consultor legislativo, sendo duas destas vagas reservadas para candidatos com deficiência). As vagas de nível médio serão todas para o cargo de agente de polícia legislativa, sendo três delas reservadas para candidatos com deficiência. Boa sorte para os que decidirem arriscar!

RIQUEZA DE UBERABA - Fico feliz em testemunhar o sucesso dos amigos e de ver o quanto Uberaba é rica em profissionais de altíssima qualidade. O lançamento da obra “A Proteção do Consumidor nos Contratos de Crédito”, do professor de Direito Lucas Nabut, foi um destes momentos. E incluo nesta riqueza humana de Uberaba, o amigo Valdir de Assis Lemos de Oliveira, proprietário da livraria Lemos&Cruz, onde aconteceu o lançamento. É gente que nos orgulha muito.

Transparência – Espero que o Senado Federal coloque em votação o projeto de minha autoria que obriga o Ministério dos Transportes a prestar contas, trimestralmente, dos valores arrecadados do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante. Projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados, está agendado para ir a plenário, no Senado, dia 5 de fevereiro, e admito que é grande minha expectativa.

Dinheiro dos produtores - O AFRMM foi criado em 2004 para bancar projetos de desenvolvimento da marinha mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileira. Entretanto, ninguém sabe o que acontece com a fortuna arrecadada. Só em 2011, o Ministério dos Transportes arrecadou cerca de R$ 2,6 bilhões com o adicional do frete. Estão incluídas nestes recursos, as tarifas cobradas pelo transporte de cargas de agrotóxicos e fertilizantes, entre outras movimentações dos produtores rurais do Brasil. 

O mandato - Assim como sempre me coloquei à disposição do prefeito Paulo Piau para colaborar com as questões de interesse de Uberaba, faço o mesmo em relação ao prefeito em exercício, Almir Silva. Meu mandato tem as portas abertas no gabinete em Brasília e no escritório regional de Uberaba.