Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Olésia Borges

ACESSIBILIDADE: A A A A
Olésia Borges 24/06/2014
Olésia Borges
omborges@terra.com.br
Social Olésia Borges

São João...
... Um dos mais festejados Santos, do mês de junho, São João, o Batista, (que batizou Jesus Cristo, nas águas do Rio Jordão), vem sendo cada vez, mais esquecido, principalmente nas chamadas regiões desenvolvidas do país. Enquanto no Nordeste, a tradição e o folclore junino constituem importante estratégia turística para aquelas economias, no sul e sudeste do país, essas tradições, genuinamente brasileiras, estão sendo esquecidas. As festas juninas, que no passado, eram comemoradas pelas famílias, na cidade e nas áreas rurais, hoje se limitam às comemorações nas escolas, instituições beneficentes e alguns clubes, tradicionais, que t buscam preservar nossas raízes culturais.  

... Este ano, com a Copa do Mundo, coincidindo com o período das festas juninas e o calendário escolar alterado, a tradição junina ficou ainda mais sacrificada.  Nas escolas e entidades, que fazem questão de manter a tradição das festas do mês de junho, elas foram antecipadas, abrindo espaço para a temporada de comemorações das torcidas das seleções que participam da Copa da Fifa fazendo festa nas modernas e  majestosas arenas do  futebol  espalhadas pelos quatro cantos do pais.    


O presidente do Jockey Club, Edinho Crema e esposa Sandra, comemoram o sucesso do “Arraiá do Jockey Park” realizado na noite de 14 de junho

Os joqueaos Vandinho Andrade e Edinho Crema recebendo Heli Andrade no “Arraiá do Jockey”

Caio Abdalla Fontoura e a namorado Mariana Araújo, galera jovem no “Arraiá do Jockey”

O casal Renata Junqueira Nasser e o diretor de Esportes do Jockey Flavio  Henrique Bernardes dos Santos ma animada festa Junina do Jockey Park

Arraiá do Jockey...
... Entre as raras promoções juninas que movimentaram a cidade neste mês dos Santos de junho, a diretoria do Jockey Club merece destaque. O Jockey  realizou uma das suas melhores festas juninas, merecendo aplausos pela realização do seu animado “Arraiá”.

    Para entrar no clima e manter  a tradição das melhores festas de junho o  tradicional Arraiá do Jockey Park, este ano se superou. Só elogios, para animada festa  realizada na  noite de 14 de junho, no Jockey Park, com direito a uma imensa fogueira, comidas típicas e adesão da grande família joqueana e convidados. Parabéns, Edinho Crema e seus companheiros de diretoria do Jockey Club de Uberaba. Valeu... 


Osana Borges e Borges, comemora o aniversário hoje,  em Brasilia, ao lado do marido, Carlos Alberto Rodrigues Borges

A publicitária Luciana Coury, outra homenageada de hoje,  comemorou seu aniversário antecipadamente no fim de semana

A bela  família de Dulce Helena e do médico José Fernando Borges Bento, reunida nas comemorações do 1º aniversário do neto deles, o Joaquim, em clima de “Copa do Mundo no Brasil”

Organizadores e parceiros do “Encontro de Catira” comemoram o sucesso do evento realizado no fim de semana, no Teatro Vera Cruz
 

Falando em Tradição...
... Depois de um ano de muito trabalho e um livro (uma verdadeira enciclopédia), destacando a tradição histórica da “Catira” nas comemorações dos seus 450 anos.  o evento do último sábado, foi a concretização de um sonho, realmente com final feliz. O  memorável “Encontro de Catira” promovido  no Teatro Vera Cruz, demonstrou a força dessa genuína tradição folclórica  brasileira. O evento realizado  pela Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Fundação Cultural, contou com  patrocínio da Vale, reunindo  grupos de catira de várias regiões do país.

...O livro, elaborada pela engajada Lisete Resende contou também com  parocinio da Vale e apoio cultural da Uniube. A obra  destaca  450 anos de história da Catira sendo acompanhada por  um DVD com ótimas estrevistas  com tradicionais catireiros. Um belo trabalho de pesquisa que resgata dados importantes sobre a catira, quando e onde nasceu, onde se dança e outros fatos da trajetória de 450 anos dessa brasileirissma manifestação cultural. Parabéns a todos que participaram desse magnifico projeto e especialmente ao maior inventivador da catira em nossa cidade, o empresário eativista cultural Gilberto Resende.

Comemorando...
... Entre as aniversariantes de hoje, a publicitária Luciana Coury, que comemorou a data antecipadamente no último sábado, reunindo amigos e familiares, com direito a um animado   show da dupla Guto & Rafael. Quem também recebe flores e homenagens pelo aniversario neste dia de São João é a estimada Marise Dornfeld Vilela e a querida mana Osana Borges e Borges, que comemora a data em Brasilia.  Ontem,  as homenagens, foram para a odontóloga Karinne Alemida Borges, que recebeu em Santa Vitória, o carinho  da filha Valentina e do marido, o médico veterinário uberabense, Paulo Guilherme Borges Campos e demais familiares. Parabéns...

Novos Academicos...
...Agendado para  a data de 26 de julho, às 10 horas, na Biblioteca Publica Municipal  a eleição de dois novo membros da Academia de Letras do Triangulo Mineiro -ALTM. Os candidatos deverão  se inscrever até o proxima dia 30 de junho. Na oportunidade, merece ser lido e  divulgado, o  interessante artigo do ilustre academico, escritor  e juiz federal aposentado Dr. Paulo Fernando Silveira, com o titulo “Academia de Letras – Origens”.   


O evento, “Smurfs Futebol Clube” é a divertida atração de férias, para crianças de 3 a 12 anos, que será aberta hoje, no  Shopping Uberaba

Show de Humor...
... O espetáculo beneficente, “Queima Filme” é o divertido  show de humor que estará beneficiando  o “Lar da Caridade” (o Hospital do Pênfigo). O show “Queima Filme”, será apresentado no próximo sábado,  28 de junho, às  21 horas, no TEU/Teatro Experimental de Uberaba. Os ingressos deverão ser  trocados por produtos  de limpeza ou um quilo de alimento não perecível.  Os Ingressos em numero limitado poderão ser trocados na  Livraria Alternativa.

No shopping...
...O evento “Smurfs Futebol Clube”  é a atração de férias, que  será aberta hoje, às 10 horas, no  Shopping Uberaba. A novidade  acontece das 10 às 22 horas na Praça de Eventos,  e deverá  garantir muita diversão às  crianças de 3 a 12 anos, neste período de férias. Atrações como, Chute ao Gol, Treine seu arremesso, Camisa 1, Mesa Redonda, Pebolim Azul, são  atividades  alusivas à  Copa do Mundo, que vão divertir a garotada até o dia 13 de julho.

...O ingresso para as brincadeiras “Smurfs Futebol Clube”  custam apenas  R$ 2,00, com metade da renda será revertida para o Lar da Caridade, o Hospital do Pênfigo. A instituição fundada há quase 57 anos, pela saudosa Dona Aparecida Ferreira tinha  como  missão inicial, abrigar pacientes em tratamento do “fogo selvagem”. Ao longo dos últimos anos, a instituição  ampliou suas atividades, atuando  nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social e atendendo gratuitamente mais de 10 mil pessoas/ano, contando sempre com o apoio de voluntários, contribuição de grupos solidários.