Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar avalia cerca de 1,4 milhão de alunos

09/04/2013

O Programa da Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), da Secretaria de Estado de Educação (SEE), será aplicado esta semana a cerca de 1,4 milhão de alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Os estudantes da rede estadual de ensino terão os seus conhecimentos avaliados nos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza.

“Em 2012, nós fizemos uma experiência com esse público de alunos do ensino fundamental. Na ocasião, os nossos alunos foram avaliados apenas em Língua Portuguesa e Matemática. Este ano, incluímos o conteúdo de Ciências da Natureza. Este conteúdo também será avaliado pelo Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb)”, explica a diretora de Avaliação e Aprendizagem, Marineide Costa de Almeida de Toledo.

As provas diagnósticas devem ser aplicadas durante o horário de aula, sendo que cada conteúdo deverá ser avaliado em um dia. Apesar do prazo para a aplicação do exame ser durante toda esta semana, a SEE orienta que as escolas façam a opção pelo período de 9 a 11 de abril, dias em que a frequência tende a ser maior. Este é o segundo ano em que os alunos desse nível de escolaridade fazem a avaliação do programa.

As avaliações são de múltipla escolha e o número de questões para cada disciplina varia de acordo com os tópicos dos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs). O prazo para a inserção das respostas dos alunos no Sistema do PAAE vai até o dia 26 de abril de 2013.

As provas do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar são produzidas a partir de um Banco de Itens composto por, aproximadamente, 70 mil questões referentes aos Conteúdos Básicos Comuns estudados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Até o mês de maio, esse banco receberá um acréscimo de, aproximadamente, 10 mil itens.

Prorrogação para o ensino médio - O prazo para a aplicação do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar para os alunos do 1º ano do ensino médio foi prorrogado para o dia 19 de abril. A mudança da data vale tanto para a avaliação impressa, quanto a avaliação online. Até o término do prazo, cerca de 300 mil alunos desse ano de escolaridade deverão ser avaliados nos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, História, Geografia, Biologia, Física e Química e Arte.

Após essa data, o sistema do PAAE ficará aberto apenas para impressão dos gráficos e relatórios, não havendo nenhuma possibilidade de nova prorrogação.

Avaliação da Aprendizagem - O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave). Também fazem parte desse sistema o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). O Simave é coordenado pela Superintendência de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação.