Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Triângulo Mineiro receberá mais recursos para área de esportes e lazer

15/04/2013

Municípios do Triângulo Mineiro se destacaram na oferta de atividades esportivas para população e estão recebendo, semanalmente, recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços aos Municípios (ICMS-Esportivo), do Governo de Minas. Na região, nove cidades obtiveram as maiores notas para os critérios estabelecidos na avaliação. O processo envolve as modalidades oferecidas, o número de pessoas beneficiadas, o registro no Conselho Estadual de Desportos entre outros.

No ranking dos municípios selecionados, no Triângulo Mineiro, Uberlândia aparece em primeiro lugar, com 461,25 pontos. “O ICMS esportivo é importante para fortalecer o nosso esporte, na medida em que contribui para a diversificação das atividades e modalidades esportivas. A expectativa para este ano é trazer o maior número de eventos esportivos para cidade, investir na infraestrutura esportiva e fortalecer o conselho municipal de esportes”, ressalta o diretor de Esportes da Fundação de Turismo, Esporte e Lazer de Uberlândia, Saulo Tavares.

No total, 250 cidades estão sendo beneficiadas neste ano com recursos da ordem de R$ 6 milhões. A seleção dos municípios, realizada no ano passado, refere-se às ações desenvolvidas ao longo de 2011 - Programas sócio educacionais, Esporte para pessoas com deficiência e para ‘terceira idade’, Jogos Escolares, Futebol Amador, Atividades de Lazer, Xadrez na escola, entre outras.

O assessor técnico Thiago Vitor Bomfim, de 25 anos, teve o membro inferior esquerdo amputado há dois anos, em razão de um acidente. Ele é um dos beneficiados pelos projetos em Uberlândia. “Fui convidado para praticar halterofilismo e faço parte da equipe há mais de um ano. Já disputei campeonatos regionais. A minha saúde melhorou e me sinto mais disposto. Creio que se não fosse essa iniciativa eu não teria oportunidade de praticar um esporte como esse, porque não encontramos acessibilidade em todo lugar”, destaca.

Interessados em participar das atividades esportivas podem buscar informações por meio dos telefones (34) 3235-6165/6289, em Uberlândia.

Os outros municípios da região contemplados são Ituiutaba, Uberaba, Tupaciguara, São Francisco de Sales, Capinópolis, Santa Vitória, Gurinhatã, Cachoeira Dourada.

ICMS 2013

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) iniciou a inscrição dos municípios no ICMS Esportivo ano base 2012. Por meio dessa iniciativa, as cidades recebem o repasse por suas realizações no desporto e lazer. O período de inscrição vai até 30 de abril de 2013. O município deve comprovar a ativação do conselho de esporte.

Todo o processo é feito em sistema específico vinculado ao site www.observatorio.esportes.mg.gov.br, onde o gestor também poderá cadastrar e divulgar os eventos esportivos futuros de seu município, conhecer outros programas da Seej e participar de grupos de discussão. Outros esclarecimentos podem ser obtidos por meio dos telefones (31) 3915-4688/ 4684/4685 ou pelo email icms.solidario@esportes.mg.gov.br.