Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Estudantes mineiros podem se inscrever para a 10ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

15/04/2013

Em 2012, a estudante do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, em São João del-Rei, Rafaella Cristina Vieira, teve a oportunidade de participar de uma experiência única. Ela esteve entre os 78 estudantes brasileiros que tiveram seus projetos selecionados para participar do Parlamento Jovem Brasileiro. Os estudantes interessados em vivenciar experiência semelhante à de Rafaella devem ficar atentos ao prazo de inscrição da edição deste ano do Parlamento, que vai até o dia 14 de junho.

“Foi uma experiência muito boa. Fizemos contatos com pessoas de diferentes culturas e regiões. Além disso, participei de uma chapa para eleger a mesa diretora e conheci a rotina do Planalto. Quando voltei tive a oportunidade de contar para os meus colegas como foi e acho que essa experiência compartilhada despertou o interesse dos meus colegas em participar do programa este ano”, conta Rafaella. O projeto de lei apresentado pela estudante versava sobre a realização de orientação vocacional para o ingresso em universidades.

Podem participar alunos do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas e privadas que tenham entre 16 e 22 anos. Os estudantes interessados devem elaborar projetos de lei em uma das seguintes áreas: Agricultura e Meio ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

A inscrição do estudante deve ser feita pela escola. Para isso, a ficha de inscrição deve ser preenchida de forma completa, inclusive providenciando a assinatura do termo de autorização dos pais/responsáveis, caso o estudante seja menor de idade. Anexo à ficha, deverá ser encaminhado o projeto de lei de autoria do aluno, cópia do documento de identidade e declaração de que está matriculado regulamente no ensino médio/técnico.

Os documentos deverão ser enviados até o dia 14 de junho para o email tematicas.apoio@educacao.mg.gov.br ou para o endereço da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - Diretoria de Temáticas Especiais - A/C Patrícia Melo - Rod. Pref. Américo Gianetti, s/n – Prédio Minas / 11ºandar, Bairro Serra Verde – BH – MG, cep 31630-900. 

A Secretaria de Estado de Educação fará a primeira seleção, na qual serão escolhidos 32 projetos que serão encaminhados à Câmara dos Deputados, que por sua vez irá selecionar oito projetos de estudantes mineiros para serem discutidos em reuniões parlamentares no período de 23 a 27 de setembro de 2013, quando ocorre o Parlamento Jovem 2013, em Brasília.

Parlamento Jovem Brasileiro

A iniciativa propõe a vivência do processo democrático, mediante a participação de estudantes em uma simulação da jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O programa tem entre seus objetivos possibilitar a estudantes do ensino médio/técnico das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, por meio de sua diplomação, posse, investidura e atuação em mandato legislativo

Para cada estado, o número de alunos selecionados é proporcional ao número de deputados de cada Unidade Federativa na Câmara. Como segunda maior bancada do país, Minas Gerais tem direito a indicar oito estudantes, abaixo apenas de São Paulo, que indicou 11 jovens.