Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Presidente Elmar Goulart quer maior interação com a população

02/03/2013


Elmar Goulart (PSL), presidente da Câmara Municipal de Uberaba / Enerson Cleiton

Ana Keila Rocha

Em sua sexta gestão como presidente da Câmara Municipal de Uberaba, o vereador Elmar Goulart (PSL), em entrevista concedida ao JORNAL DE UBERABA (JU), fala da importância da data do aniversário da cidade e dos trabalhos que já estão sendo realizados pelo Legislativo e os que estão sendo implementados. Ele frisa a importância da participação direta da comunidade no trabalho do Legislativo, através de projetos como a Câmara Itinerante e a Escolinha do Legislativo, que pretende implantar ainda neste ano. 

JORNAL DE UBERABA (JU) - O que a CMU está preparando para comemorar o aniversário de Uberaba?
ELMAR GOULART -
A Câmara Municipal de Uberaba atualmente homenageia 14 personalidades com a maior comenda do município, a Medalha Major Eustáquio. Esta honraria é alusiva à data, não sendo necessariamente no dia, mas sempre ocorre dentro do mês de março. Este ano será no dia 15, no auditório da UFTM. Todas as honrarias da casa são importantes, mas a Medalha Major Eustáquio é uma honraria muito expressiva para Uberaba. É claro que temos honrarias importantes como o Título de Cidadão Uberabense, Mulher Destaque, Marquito, entre outras, mas a nível de cidade, a Major Eustáquio é mais importante pela ocasião da entrega, que é no aniversário de Uberaba e por levar o nome do fundador de nossa cidade. Os homenageados são todos merecedores dessa honraria. São pessoas que trabalham, que vivem em Uberaba, que amam nossa cidade. Todos os homenageados são pessoas da mais alta estirpe, e que dedicam sua vida a nossa querida Uberaba. É uma honraria concedida uma vez por ano e uma vez só para cada homenageado.

JU - Quais serão suas prioridades em sua gestão como presidente da CMU?
ELMAR GOULART -
Quero voltar a fazer o mais rápido possível as reuniões itinerantes pelos bairros da cidade. A Câmara Itinerante. Nós já fizemos isso anteriormente e tivemos uma repercussão muito positiva, pois estávamos em contato direto com a comunidade. É uma oportunidade de buscarmos dentro da comunidade suas necessidades. Às vezes, as pessoas que gostariam de participar de uma sessão na CMU, mas não têm condições para isso, talvez por causa de horário ou até por dificuldade de locomoção até o centro da cidade. É uma vontade minha que a Câmara Municipal vá de encontro à comunidade. O projeto já existe na Casa e logo estará em andamento. Além disso, o plenário da Câmara Municipal de Uberaba não condiz com a realidade da cidade, em termos de tamanho, conforto, acessibilidade e aparência. Acho que Uberaba merece mais. Estamos em um espaço limitado demais. Temos em mente ir até o governador Anastasia solicitar a área do Fórum, assim que sua nova sede estiver pronta. Minha preocupação, além de oferecer melhores condições de atendimento à comunidade uberabense, é com a parte comercial. Com a saída do Fórum daquela região do centro da cidade, o comércio será prejudicado com a queda no fluxo de pessoas. Com a transferência da CMU para lá, isso não vai acontecer. E dentro do objetivo de interação com a comunidade, está sendo reestruturado o site da CMU, que será uma linha direta com a população. O Legislativo tem o papel fiscalizador e a comunidade é a melhor fonte de suas necessidades. Estamos aqui para representá-la.

JU - Há alguns anos, o senhor desenvolveu o projeto “Escolinha do Legislativo”, envolvendo os estudantes da cidade. Existe pretensão de voltar a executar este projeto?
ELMAR GOULART -
Sim. É um projeto muito importante para a Câmara Municipal e para a cidade. Acho que temos que estimular que as crianças participem, trazendo a criança para dentro da CMU. Quem sabe amanhã teremos um prefeito ou até um governador? Quero estimular, cobrar da minha assessoria para que isso aconteça o mais rápido possível. Vamos unir a fome com a vontade de comer. Vamos pegar os alunos e trazer para dentro do Legislativo, para que eles possam estar aqui amanhã, nos lugares que nós ocupamos.

JU - Nestes 193 anos, o que o senhor tem a dizer sobre Uberaba e sobre as perspectivas para o futuro?
ELMAR GOULART -
Sou de Santa Juliana, com o maior orgulho, vim pra Uberaba com treze anos e essa cidade me viu crescer. Me aceitou. É uma cidade que foi crescendo gradativa e ordenadamente. Essa cidade é uma cidade que me deu minha esposa que amo e meus dois filhos que são a razão do meu viver e que agora estão me dando meu primeiro neto. Só tenho o que agradecer ao povo que me deu oportunidade de ser vereador por quatro mandatos e ser o presidente mais atuante em seis mandatos. Isso é muito importante e gratificante. Porque, queira ou não, faço parte da história de Uberaba. Amo Uberaba e gostaria desejar a toda comunidade uberabense, nesses 193 anos, progresso, mais emprego, mais saúde, mais segurança e mais amor. E é isso que eu espero para o nosso futuro.