Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Ripposati solicita Seminário e campanha sobre a Hantavirose

25/06/2013

Foi aprovado na reunião ordinária desta terça-feira (25), o requerimento de autoria do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) solicitando ao Prefeito Paulo Piau desenvolver uma campanha de alerta e prevenção sobre as formas de controle dos roedores silvestres (transmissores da Hantavirose) e organizar um Seminário sobre o mesmo assunto.

O objetivo da campanha e do seminário é desenvolver mecanismos de controle e profilaxia que são baseadas no manejo ambiental, através de práticas de higiene e medidas corretivas no meio ambiente, como: saneamento, melhorias nas condições de vida e de moradia, juntamente com medidas de controle dos roedores.

Ripposati ressaltou que grande parte dos uberabenses desconhece que a Hantavirose é uma enfermidade aguda, bastante grave, de distribuição universal e provocada por diferentes sorotipos de Hantavirus eliminados nas fezes, urina e saliva de roedores silvestres. Informou ainda que na maior parte dos casos, a transmissão para o homem se dá em ambientes fechados pela inalação de aerossóis – partículas suspensas na poeira – provenientes das secreções e excretas dos hospedeiros, que funcionam como reservatórios do vírus.

 Cursos profissionalizantes – Na mesma reunião o vereador Ripposati solicitou a extensão dos cursos profissionalizantes da FETI, através de convênios e parcerias, nos bairros Alfredo Freire, Morumbi, Jardim Uberaba, Tutunas, Valim de Melo, Chica Ferreira, Uberaba I e Primavera.

Segundo o vereador, a descentralização dos cursos dará oportunidade para que o cidadão possa se qualificar profissionalmente, tornando-o apto para o concorrido mercado de trabalho de hoje, que exige conhecimento sobre a área que irá atuar.

 Moção de Aplauso – A pedido do vereador Antônio Carlos da Silva Nunes – Tony Carlos (PMDB), a Câmara Municipal encaminha Moção de Aplausos ao capitão da PM Magno Cipriano de Oliveira, Sargentos Valdeir Ferreira Gonçalves e Vicente de Paulo Cândido e ao cabo Anderson Juliano Nicodemos da Silva, pela agilidade em prender os assaltantes que invadiram uma residência no bairro Chica Ferreira e renderam a família em casa, no dia 19 de junho.

“Cumpre-nos parabenizá-los, pela atitude desses profissionais, comprometidos com a sociedade, com a responsabilidade e com a verdade, dignificando o nome de nossa cidade”, ressaltou Tony.