Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Samuel Pereira e CDL unem forças para criar Secretaria Municipal

01/07/2013

O presidente da Comissão de Micro e Pequenas Empresas da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Samuel Pereira (PR), se reuniu nesta segunda-feira (1º) com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL). No encontro estava o presidente da entidade, Miguel Haroldo de Faria e o vice-presidente Orlando Geraldo da Silva.

O objetivo da reunião foi unir forças para a criação da Secretaria Municipal de Micro e Pequenas Empresas, através do Poder Executivo. Em abril deste ano o vereador apresentou um pedido ao prefeito Paulo Piau, solicitando a criação de uma superintendência, junto à Secretária de Desenvolvimento Econômico. Mas, após analisar vários fatores, como o crescimento da cidade, o número de pequenos empresários que estão se instalando em Uberaba, bem como a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Samuel e os dirigentes da CDL acharam por bem se unirem. “Para que nossa cidade possa estar mais bem preparada. Com uma Secretaria para atendimento às empresas de pequeno porte, quem vai ganhar é a nossa cidade”, disse o representante da Câmara.

O parlamentar também explicou que a Secretaria vai atender aos microempresários que desejam buscar recursos junto ao Banco do Povo, com mais alternativas e facilidades, uma vez que o processo atualmente está muito burocrático. A intenção, também, é de fomentar o atendimento, sobre onde os novos comércios devem ser instalados, uma vez que a Lei de Uso e Ocupação do Solo (zoneamento) limita a instalação de alguns tipos de comércio na cidade.

Samuel convidou a diretoria da CDL para juntos irem até a Secretária Estadual de Micro e Pequenas Empresas, em Belo Horizonte, onde o superintendente Fernando Passalio Avelar se colocou à disposição para ajudar na elaboração e buscas de incentivo aos micros empresários e também as informações e recursos junto ao Governo Federal em Brasília, onde foi criada a Secretaria Geral da Micro e Pequena Empresa.

O presidente da CDL, Miguel Faria, disse que o momento é muito oportuno, unindo as forças, primeiro para a criação da Secretaria e depois ajudar para a cidade de Uberaba. “Temos que valorizar o pequeno empreendedor, que precisa de apoio do poder público. Nós, da CDL, temos feito o máximo para ajudar os comerciantes de nossa cidade”, disse o dirigente. Já o vice- presidente Orlando afirmou que a cidade precisa de pessoas competentes e que conheçam as necessidades, para assumir a pasta. “Nós saberemos indicar com critério uma pessoa preparada”, finalizou.