Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Primeira edição do Projeto Ação para o Bem atendeu cerca de três mil pessoas

01/07/2013

A Prefeitura Municipal de Uberaba realizou no sábado (29), a primeira edição do Projeto Ação para o Bem, que teve como objetivo principal fortalecer o espírito de cidadania da população oferecendo serviços e informações para a comunidade de forma a aproximar ainda mais a prefeitura dos cidadãos. O evento ocorreu na praça central do bairro Alfredo Freire. Segundo o chefe de Gabinete Fernando Hueb, o público esperado era de 1.000 pessoas, porém estima-se que foram atendidas cerca de 3.000 pessoas durante o período das 8h às 13h.

Durante o evento 12 órgãos diretos e indiretos da Prefeitura, além de 11 parceiros, ofertaram diversos serviços à população como: diagnóstico de câncer de boca; divulgação de vagas de emprego e orientações do mercado de trabalho; atividades educacionais, recreativas e de lazer; corte de cabelo; pré-inscrição de cursos do Pronatec e cadastramento para unidades habitacionais.

O Prefeito Paulo Piau agradeceu a comunidade pela confiabilidade depositada a ele nessa administração e ressaltou os desafios que estão sendo enfrentados nesse primeiro período de gestão, como a dengue e a gripe suína. “Precisamos melhorar muito, mas nossa equipe está empenhada em fazer o melhor”, enfatizou Piau que ainda destacou a importância das parcerias para desenvolver uma boa gestão pública.

Dentre os parceiros envolvidos no Projeto Ação para o Bem estão: Polícia e Corpo de Bombeiros Militar Supra Casa do Artesão, Hospital Hélio Angotti, CTBC, Retrathus, CEF, SENAC, Cemig e Uniube.

Serviços oferecidos

A Secretaria de Saúde realizou aferição de pressão, fisioterapia, informações sobre escovação para as crianças, informações nutricionais e também sobre questões envolvendo a Saúde do trabalhador. Ainda na área da saúde, a Uniube deu orientações para prevenção de diabetes e de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros serviços. O Hospital Hélio Angotti levou informações sobre prevenção e detecção precoce do câncer.

A Secretaria de Educação, por meio da Biblioteca Municipal, realizou o empréstimo de livros para o público infantil, e fez uma pesquisa de opinião no bairro, além de dar informações e encaminhamentos de registros de propriedade de obras intelectuais.

 A Secretaria de Desenvolvimento Social esclareceu questões que envolvem o passe livre do idoso, da pessoa com deficiência, Bolsa Família, Cadastro Único, CRAS, Pró-jovem e CREAS.

A Secretaria de Esporte ofereceu atividades como: pula-pula, pebolim, tênis de mesa, futebol, basquete, peteca, artes marciais, ginástica artística, jogos de salão e skaline.

Em parceria com a Retrathus, a prefeitura emitiu fotos 3x4 para 150 pessoas. A Supra realizou a doação de cães e gatos. O Departamento de Zoonoses fez ações educativas sobre Aedes aegypti, achatina fúlica, escorpião, roedores e morcegos. A Secretaria do Meio Ambiente realizou um trabalho educativo com informações sobre biodiversidade, sustentabilidade, produção e consumo consciente, coleta seletiva, arborização, corte e poda, além de doação de mudas. Assim como a Secretaria de Trânsito que falou sobre a importância de ter responsabilidade no trânsito.