Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

PMU instala últimas estações tubo

01/07/2013

A Prefeitura Municipal de Uberaba instalou nesta segunda-feira, dia 01, na avenida Leopoldino de Oliveira, em frente ao Shopping Generoso Lenza a penúltima estação tubo que servirá ao sistema BRT – Bus Rapid Trafic. Até na próxima quinta-feira a última estação do eixo leste oeste será instalada na mesma avenida só que entre as ruas Bento Ferreira e Jaime Bilharinho.  De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Claudio Junqueira, as medições junto a Caixa Econômica Federal foram feitas dentro do prazo, portanto, não há risco de devolução de recursos. “Fizemos as medições e enviamos o material para a CEF, estamos dentro do prazo e agora cumprimos mais uma etapa”, comentou.

O próximo passo seria a instalação dos equipamentos das estações como catracas e ar-condicionado. Alguns desses equipamentos já foram entregues para a Prefeitura, mas serão instalados apenas em data próxima a implantação do sistema. “Não faz sentido instalar esses equipamentos agora antes de uma data para a implantação, vamos preserva-los”, comentou o superintente de planejamento e transporte Claudinei Nunes. Ao longo do chamado corredor leste oeste são 12 estações tubos. 

Estruturas metálicas estão prontas e reunião hoje pode definir futuro do BRT

Estruturas metálicas dos dois terminas leste e oeste do BRT, o sistema de ônibus rápido, já estão prontas.  A afirmação é do secretário municipal de Planejamento Claudio Junqueira. Uma reunião a ser realizada nesta terça-feira (02/07) no Centro Administrativo, pode definir o cronograma final das obras. Um relatório completo sobre o andamento dos trabalhos será apresentado ao prefeito Paulo Piau, além de uma proposta de cronograma para entrega do sistema. Segundo Claudio Junqueira, nas obras do terminal oeste, próximo a Univerdecidade, houve atraso em função de ajustes necessários no projeto, além das questões envolvendo a desapropriação de parte da área e a fundação, que precisou ser refeita após a PMU não concordar com a qualidade do material utilizado. Nesta segunda-feira foi expedida uma ordem de serviços para ampliar a capacidade do escoamento de drenagem das ruas Alfen Paixão e da avenida Gabriela Castro Cunha, obra fundamental para a correta instalação do Terminal.

Junqueira confirmou que as estruturas metálicas dos terminas já foram fabricadas e, portanto estão prontas, faltando a colocação das bases para viabilizar a montagem. No total o eixo leste oeste percorre 5.200 metros. 

Junqueira também confirmou que Uberaba já encaminhou os projetos de confecção para o eixo sudoeste, sudeste, que liga a região do Beija Flor à região do Gameleira I, já aprovado pelo Ministério das Cidades com financiamento da ordem de R$ 44 milhões.  O Município aguarda a autorização da Caixa Econômica Federal para a execução dos projetos básico e executivo para poder licitar o serviço.