Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

SPC Uberaba prepara implantação do Cadastro Positivo

05/08/2013

Um sistema de concessão de crédito justo em que os bons pagadores são valorizados. Esse é o principio que rege o Cadastro Positivo (CP), que já vigora desde janeiro deste ano, mas que entra em nova fase de implantação, com o início do compartilhamento de informações dos bancos com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e demais bureaux do mercado. A operação já está em funcionamento desde quinta-feira, 1º de agosto.

Com o CP, que reunirá informações sobre o histórico de pagamentos em dia dos consumidores, a expectativa é de que o processo de avaliação e concessão de crediários e de linhas de financiamentos seja desburocratizado, podendo incidir em redução das taxas de juros e na flexibilização dos prazos para pagamento.

Na última sexta-feira (dia 02), em Belo Horizonte, dentre os vários assuntos em pauta, o CP foi um dos temas contemplados durante mais uma reunião do Conselho Estadual do SPC de Minas Gerais. O encontro foi realizado na sede da CDL/BH, na capital. O Conselho do SPC, em Minas Gerais, é formado pelos dez principais SPC's do Estado, dentre eles o de Uberaba, mantido em parceria pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).

Ao retornar a Uberaba, o presidente da CDL, Miguel Faria, afirmou que o novo cadastro é visto com "bons olhos" pelo setor varejista, ao destacar que o SPC Brasil é uma das empresas brasileiras autorizadas a homologar o CP que surge para trazer a pontualidade do consumidor no pagamento de suas contas. "Ao se cadastrar o consumidor indica empresas e instituições nas quais efetua transações a prazo. Essas firmas darão retorno ao CP. E quando efetuar uma compra, o vendedor receberá o "OK' de ser um cliente pontual", diz.