Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Uberabenses serão capacitados para trabalhar com turismo

07/08/2013

Parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) irá ofertar cursos gratuitos de capacitação, na área de turismo, à população de Uberaba. Inicialmente, os três primeiros cursos serão de inglês básico para atendimento ao turista, recepcionista de eventos e agente de turismo local.

Ontem, o Departamento de Turismo e o Senac realizaram uma reunião com donos e gerentes de hotéis da cidade para apresentar os cursos e propor a participação inclusive de funcionários dos mesmos. A ideia da profissionalização foi bem recebida pelos empresários, que não só se prontificaram a participar, como se mostraram interessados em contratar os alunos que se formarem.

As inscrições para os cursos já podem ser feitas no Senac Uberaba e na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, desde que o candidato atenda as exigências dos cursos. Para o curso de inglês básico para atendimento ao turista, de carga horária de180 horas, é necessário que o candidato tenha idade mínima de 14 anos e ensino fundamental II incompleto. Para o curso de agente de turismo, de 200 horas, os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e ensino médio completo. Para o curso de recepcionista de eventos, também de 200 horas, é necessário que a pessoa tenha no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo.

Os cursos estão programados para ter início no dia 2 de setembro, com aulas de segunda a sexta-feira, no período noturno. Os cursos estão sendo oferecidos pelo Programa Senac Gratuidade – PSG, mas é necessário um mínimo de 20 pessoas inscritas.  Para efetuar a matrícula o candidato tem de apresentar a cópia do RG, comprovante de escolaridade, histórico ou declaração escolar da série que estiver cursando, comprovante de residência e, em caso de menor de 18 anos, também é necessária a cópia do RG ou CPF do pai ou da mãe.

A diretora de turismo da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Cynthia da Cunha Lyrio, destacou que Uberaba tem um grande potencial turístico. “Temos a ABCZ, com o zebu, o turismo religioso, Peirópolis, com o turismo paleontológico, o turismo rural com a beleza cênica, enfim, Uberaba tem tudo para alavancar a área de turismo e fazer dar certo”, enfatiza Cynthia.

O departamento está se programando para lançar novos cursos, de acordo com a necessidade da área de turismo. “Pretendemos oferecer cursos de camareira, hospedagem, garçom, tudo voltado para a área de turismo, que seja de hotelaria, dos restaurantes, ou do atendimento em geral”, afirma Cynthia.

A consultora de Negócios do Senac, Maria Aparecida Basílio, destaca que o papel do Senac é criar mecanismo para que a prestação de serviço seja a melhor possível para a população. “Por meio da capacitação profissional vamos conseguir oferecer um trabalho de qualidade, seja no comércio, nas cooperativas de táxis ou como recepcionistas de hotéis. O intuito é dar a possibilidade de que essas pessoas falem um segundo idioma, que elas tenham noção do que é um atendimento de qualidade, para que possamos criar uma identidade única, um padrão de atendimento diferenciado”, explica Maria.