Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Fazu sedia curso para aplicação na Agricultura de Precisão

10/09/2013


Alunos da Fazu participam de várias atividades educacionais

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promovem entre os dias 09 e 13 de setembro, no campus da faculdade, a edição Sudeste do curso de treinamento do "Sistema CR Campeiro 7-Aplicação em Agricultura de Precisão", com carga horária de 40h.

De acordo com o coordenador do curso de Agronomia da Fazu, professor Fausto Domingos Júnior, o curso é um projeto do governo federal para difundir a agricultura de precisão pelo Brasil e tem o objetivo de capacitar engenheiros agrônomos e profissionais de áreas afins a trabalhar com agricultura de precisão através de softwares específicos. O curso será ministrado por professores da Universidade Federal de Santa Maria/RS e é voltado para profissionais convidados de diversas entidades como Epamig, Prefeituras, Emater, ABCZ, etc. Serão promovidas aulas teóricas e práticas sobre o Sistema Campeiro 7.
 
Processo de Coaching - A necessidade de uma formação completa, que privilegie não só os conhecimentos técnicos, financeiros e administrativos sobre o mundo dos negócios faz com que a Fazu busque os temas empresariais mais atuais para serem discutidos por alunos e professores em seus cursos de graduação. Recentemente, o Processo de Coaching (que visa o desenvolvimento de competências, de descobertas pessoais e aumento da consciência de si) foi o tema de aula inaugural na faculdade, acompanhada por alunos dos cursos de Secretariado Executivo Bilíngue e Tecnólogo em Agronegócio.

A palestra foi promovida no dia 30 de agosto, no auditório da Bilbioteca Dora Sivieri, pela professora Luciana Scalon, psicóloga formada pela Universidade de Uberaba (Uniube), especialista em Diagnóstico e Gerenciamento de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e certificada em Executive Coaching e Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Através de sua ampla experiência profissional, na área de gestão de pessoas, gestão de equipes de RH, a professora falou sobre a importância do processo de coaching aos alunos da Fazu. "Poder compartilhar, com os alunos dos cursos Secretariado Executivo e Gestão de Agronegócios da Fazu, um pouco da minha experiência foi muito gratificante, principalmente porque falamos de um processo que pode fazer muita diferença na vida dos profissionais na atualidade", explica a professora.

Segundo Luciana Scalon, o Coaching é um processo poderoso que visa potencializar resultados e elevar performances, sejam individuais ou de times. Através de um programa de Coaching, o Coachee (cliente) é apoiado pelo Coach (Profissional habilitado) para a identificação e concretização de ações que possibilitem o alcance dos seus objetivos, direcionando esforços com foco. O processo de Coaching tem início e fim, sendo bem delimitados os caminhos a serem trilhados nas sessões. "Na palestra pudemos diferenciar o processo de Coaching da terapia, aconselhamento, auto ajuda ou mentoring, permitindo aos alunos conhecer esta técnica que vem conquistando milhares de profissionais.

As lideranças também podem se beneficiar, pois as habilidades e técnicas do Coaching podem ser utilizadas na gestão de suas equipes, aumentando as possibilidades de resultados organizacionais alcançados através das pessoas. O Coaching não é uma profissão regulamentada, portanto, o diferencial daqueles que atuam nessa área é a certificação conquistada em instituições sérias que preparam os Coaches para a aplicação de técnicas cientificamente validadas, garantindo resultado do processo", finaliza a professora Luciana.