Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Gestores da Amvale conhecem tecnologia social do Iades

13/09/2013


Coordenadora Mariângela Camargos fala aos integrantes dos GMC´s da Amvale

O Departamento de Projetos e Captação de Recursos, da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), promoveu na manhã de ontem, na sede da entidade, em Uberaba, reunião de trabalho com a presença dos GMC’s (Gestores Municipais de Convênios), que atuam nas áreas de Educação, Meio Ambiente e Cultura, oportunidade em que conheceram a tecnologia social desenvolvida pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), apresentada pela coordenadora Mariângela Camargos e pela técnica em Projetos Lilia Coelho.

De acordo com Gleicemar Barcelos, do Departamento de Projetos e Captação de Recursos da Amvale, a participação do Iades junto aos municípios, através de uma ampla apresentação dos seus programas, significa uma possibilidade a mais que podem obter, em termos de formação continuada, capacitação de professores e jovens, o que gera um “ganho imenso”, tanto para a entidade quanto para os municípios associados que podem utilizar dessa tecnologia social disponibilizada e que está estabelecida há muito tempo em Uberaba. “E, com resultados, altamente positivos”, destacou.

O Iades investe na formação de cidadãos críticos e conscientes por meio de programas e projetos, que tem como base a educação. Por isso, as ações são trabalhadas nas escolas e na comunidade em que está inserida. Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, o Instituto visa a promoção social tanto dos colaboradores do Grupo Agronelli e seus familiares, quanto da comunidade de Uberaba num contexto geral.
Conforme a coordenadora Mariângela Camargos, o Iades publica editais, no início do ano, abertos à participação dos municípios de Uberaba e região. São voltados para as áreas social, cultural e ambiental.

“Desenvolvemos com os educadores e os alunos, durante todo o ano, os projetos em prol do desenvolvimento social daquela comunidade e para a formação para a cidadania, do público da faixa etária de zero a 18 anos”, explicou.

Dentre os vários programas executados pelo Iades figuram: Cultura e História do Meu Bairro - Contribui para a formação cidadã, o desempenho escolar e a inclusão social de crianças e adolescentes a partir do desenvolvimento de atividades contextualizadas referente a história, cultura e identidade dos bairros de Uberaba, aproximando a escola e a instituição da comunidade; Projeto Educação Ambiental “Criança Recicla Vida” - Tem o intuito de inserir o processo de educação ambiental entre as creches comunitárias da cidade de Uberaba, com ações que visem adquirir conceitos sobre a problemática ambiental para atuar na preservação do meio ambiente; e Bibliotecando - Visa formar leitores capazes de interagir com o texto, serem os construtores de novos saberes, entendendo que a cada leitura são enriquecidos de novas experiências.