Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Luiz Claudio Paranhos articula em defesa pecuária

22/09/2013

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Claudio Paranhos, acompanhado dos deputados federais Abelardo Lupion, Marcos Montes, Bernardo Santana de Vasconcellos, do diretor Antonio Pitangui de Salvo, do conselheiro Geraldo Melo Filho e do superintendente Técnico Luiz Antonio Josahkian, cumpriu importante agenda em Brasília na quarta-feira (dia 18).

Pela manhã a reunião foi no gabinete do Ministro Antonio Andrade da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Neste encontro, em que também estavam os assessores especiais do ministério, foi reforçado o pedido para que seja encaminhada para ser sancionado pela Presidente Dilma Roussef, a minuta que trata da revisão e atualização do Decreto nº 58.984 de 3 de agosto de 1966, que regulamenta a Lei nº 4.716 de 29 de junho de 1965 sobre o Serviço de Registro Genealógico. A nova versão do Decreto inclui no regulamento as provas zootécnicas, dispõe sobre a criação de um departamento de auditorias das entidades delegadas e sustenta a exclusividade de utilização dos termos e nomenclaturas que definem as raças puras pela entidade delegada do Mapa. 

O objetivo principal dessa adequação é preservar a veracidade das informações sobre a procedência dos animais puros, fundamentais para o sucesso da atividade pecuária e o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. 
O mesmo pleito determinou a pauta do encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros e o líder do DEM na Câmara Federal, o deputado Ronaldo Caiado.
Tanto o Ministro Andrade, quanto Calheiros e Caiado responderam positivamente à questão e se colocaram a disposição da ABCZ.