Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Presidente da Funasa se reúne em Uberaba com prefeitos da Amvale

26/09/2013

Prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) se reuniram, na terça-feira-feira (dia 24), em Uberaba, durante reunião de trabalho, com o presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Gilson de Carvalho Queiroz Filho, para discutir os projetos de saneamento básico para a região de abrangência da Amvale, que reúne 12 municípios. O encontro foi organizado pelo secretário Executivo da entidade, Antônio Oliveira.

Gilson Queiroz comentou sobre planejamento e gestão pública, com destaque para temas como Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). Falou sobre a Lei nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento, e também sobre a atuação da Funasa para capacitar os municípios para a elaboração dos planos, orientou passo a passo, o que e como cada município deve proceder para seus projetos serem aprovados, durante o evento, houve espaço para esclarecimentos de dúvidas dos representantes municipais.

“O papel da Amvale é esse mesmo e ela se destaca pela atuação, organizando e buscando informações que são importantes para os municípios. Seja trazendo gestores federais sejam gestores estaduais, aqui na região. A Amvale tem feito um trabalho importante e esse é o papel do associativismo. É isso que os municípios precisam. De trabalho em conjunto, para somar esforços e conseguir os investimentos que são necessários”, disse o presidente da Funasa.

Gilson Queiroz recebeu várias demandas apresentadas pelos gestores municipais. E citou “Desde obras já realizadas e que têm problemas de prestação de contas, E, hoje, é (período) de seleção de novas obras. Vamos buscar trazer esses recursos que estão sendo demandados, para resolver o que foi levantado”.

Diretor da entidade e em nome dos prefeitos dos municípios da Amvale, Amauri Ferreira de Mello, de Campo Florido, ressaltou que a presença do presidente da Funasa foi de suma importância para a Associação e os municípios representados. Agradeceu a disponibilidade de Gilson Queiroz pelas informações e esclarecimentos transmitidos. “Ficou bem clara a situação dos nossos municípios. A iniciativa contribuiu e muito para continuidade dos trabalhos da Amvale. A meta é que tenhamos todo esgoto tratado”, afirmou.

Reunião teve ainda as presenças dos prefeitos Celson Pires de Melo (Conceição das Alagoas), Oscar Carneiro Filho (Santa Juliana); do vice-prefeito de Pirajuba, Airton Alves (Gauchinho); e ainda da Amvale o secretário Executivo Antônio Oliveira, o engenheiro José Donizetti de Melo e do advogado Jacob Estevam de Oliveira, entre outros.