Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Estudante apresenta programa na XXI Jornada Científica

28/09/2013

A estudante da Escola Municipal Uberaba, cursando o 9º ano, Júlia Cunha Santos Oliveira apresentou, na manhã de ontem, na XXI Jornada Científica, o projeto Um Computador por Aluno (UCA), no prédio do Centro Educacional Administrativo (CEA) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A estudante Júlia explica que o programa UCA tem como objetivo a constante verificação dos computadores para o funcionamento pleno, com fácil acesso à internet nas escolas municipais. “A inserção das novas tecnologias nos espaços escolares e estímulos para a leitura em ambiente digital é uma importante estratégia para tornar o ensino mais atraente e atualizado, de acordo com o contexto da geração de estudantes que nascem em torno das tecnologias”, enfatizou.

Oliveira destacou que, durante as aulas, os professores preferem levar os alunos à sala de informática do que levar a informática para dentro da sala de aula, devido ao tempo que levaria  para que cada aluno começasse o trabalho. “Muitos computadores do UCA ficam sem baterias e outros sem internet. A pouca utilização dos computadores depende também da colaboração dos alunos em sala, pois, sempre  observei que o professor tentava colocar o UCA em sala de aula e os alunos não colaboravam”, ponderou.

Júlia Cunha Santos Oliveira lembra que, por indicação da Escola Municipal Uberaba, trabalhou durante um ano o programa Um Aluno Por Computador (UCA), realizando pesquisas, registros e análises. “Neste trabalho, verifiquei como o aluno utiliza essa ferramenta, se atrapalha a aula, se não tem deixado os livros de lado, enfim, se o UCA veio para somar no processo ensino-aprendizagem”, pontuou. (SN)