Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

JU Agora

ACESSIBILIDADE: A A A A

Crimes contra idosos e crianças foram os mais denunciados em janeiro e fevereiro

19/03/2013

Em janeiro e fevereiro deste ano, o Disque Direitos Humanos (0800 031 1119) recebeu média mensal de 344 denúncias de crimes contra idosos, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres, entre outras. O disque é um serviço telefônico que recebe, encaminha e monitora qualquer tipo de denúncia de violação de direitos humanos.

Do total de 688 denúncias, 334 foram de crimes cometidos contra crianças e adolescentes.  Outras 266 pessoas recorreram ao serviço para relatar violações dos direitos dos idosos. Depois, aparecem denúncias de crimes contra pessoas com deficiência, com 41 ligações. As denúncias recebidas pelo Disque Direitos Humanos são encaminhadas aos órgãos públicos (prefeituras, Ministério Público e delegacias especializadas) e aos conselhos de direitos. Dependendo da urgência do caso, a Polícia pode ser acionada.

Desde a sua criação, em fevereiro de 2000, já foram registradas mais de 70 mil denúncias em todo o Estado de Minas Gerais. A central de atendimento conta com uma equipe multidisciplinar, coordenada por técnicos capacitados em direitos humanos. A ligação é gratuita, sigilosa e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Além das denúncias mais recorrentes, o serviço também recebe ligações de problemas relativos ao meio ambiente, abuso de poder, assistência à saúde, administração pública, assistência ao preso, droga e alcoolismo.