Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Interatividade - JU nas ruas

ACESSIBILIDADE: A A A A

Sábado será o dia D de vacinação contra a poliomielite



 

Maria das Graças Salvador

Será realizado neste sábado (8), o dia D da vacinação contra a poliomielite em todo o país. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2013 será realizada através do Ministério da Saúde, junto com as Secretaria de Estado de Saúde de Minas e Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, de 8 a 21 de junho. Todas as crianças de seis meses a cinco anos de idade devem se vacinar. A meta é vacinar 95% das crianças em Minas Gerais e é muito importante que os pais levem o cartão de vacina das crianças. 

Esta é a 34º Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. O objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, tendo como meta a vacinação de crianças entre 6 meses e menores de cinco anos de idade.

Vale lembrar que crianças com infecções agudas, febre acima de 38 °C, vômito, alergia a algum componente da vacina, como a estreptomicina e eritromicina, já apresentaram reação anormal às gotinhas ou crianças com deficiência imunológica em tratamento com imunossupressores não devem ser vacinadas. Nesses casos, a orientação é consultar o pediatra da criança sobre a conduta mais adequada. O público-alvo estimado pela Secretaria Municipal de Saúde é de 17.196 crianças. 

Segundo dados da Central de Vacinas, existem 1.987 crianças no grupo de 6 meses a 1 ano e 15.209 crianças entre 1 ano e 5 anos. Todos os menores de cinco anos devem receber a dose contra a paralisia infantil, mesmo que já tenham sido vacinados em campanhas anteriores. É importante proteger as crianças porque a paralisia infantil é uma doença grave e pode causar a perda do movimento nos membros inferiores.

Em Uberaba, todas as unidades de saúde, menos as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s), irão vacinar das 8h às 17h. É importante lembrar que é necessário que as mães levem as carteiras de vacinação dos filhos para que os cartões possam ser atualizados. Também será aplicada a segunda dose da vacinação contra a gripe nas 5.386 crianças que foram imunizadas durante a campanha.