Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Interatividade - JU nas ruas

ACESSIBILIDADE: A A A A

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite é prorrogada até sexta-feira


Todas as unidades de saúde, menos as UPA’s, irão vacinar das 08h às 17h

Maria das Graças Salvador

A Central de Vacinas da Secretaria de Saúde de Uberaba fez o levantamento final dos números da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite na cidade. Aproximadamente, 80% da meta foi atingido, o que significa 13.677 crianças vacinadas. Com o resultado, o secretário Fahim Sawan decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação até a próxima sexta-feira, dia 28 de junho. “Conseguimos atingir 80% de nossas crianças, mas queremos mais. Vamos prorrogar a campanha até a próxima sexta para atingirmos os 95% estipulados desde o início. A paralisia infantil é uma doença séria e pode deixar sequelas para o resto da vida”, disse.

Os números mostram também que 85% das crianças menores de um ano, ou seja, 1.689 delas, foram tomar a gotinha. Já as crianças que têm entre um e cinco anos contabilizaram 78,82%, o que mostra que 11.988 foram se vacinar. Em Uberaba, todas as unidades de saúde, menos as UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento), irão vacinar das 08h às 17h. É importante lembrar que é necessário que as mães levem as carteiras de vacinação dos filhos para que os cartões possam ser atualizados.

Não há contra-indicações absolutas na aplicação da vacina oral da poliomielite, evitando-se, entretanto, a vacinação de crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC; com hipersensibilidade conhecida a algum componente, a exemplo da Estreptomicina ou Eritromicina; crianças que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal a esta vacina; crianças imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou de outra forma adquirida ou com deficiência imunológica congênita; crianças com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da vacina poliomielite oral.