Cidade

70 ton. de lixo são recolhidos pelo Mutirão de Limpeza

Mutirão de Limpeza está atuando em vários pontos da cidade

Desde fevereiro, as equipes do Mutirão de Limpeza 2019 seguem com os trabalhos de remoção de criadouros do Aedes aegypti em Uberaba. Nesses pouco mais de três meses, 69.590 quilos de lixo foram recolhidos até o dia 07 de junho, segundo os dados divulgados pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde. As equipes percorrerão o bairro Olinda assim que finalizarem o Jardim Uberaba.
O serviço de motofogs também segue percorrendo Uberaba esta semana, dentro das atividades de combate e prevenção à população adulta do Aedes aegypti no município. Os veículos seguem um cronograma consecutivo, percorrendo os bairros com maior número de notificações de casos suspeitos de dengue, de segunda a quinta-feira, em dois períodos do dia, das 05h às 07h e das 17h às 22h. Nas sextas-feiras, os motofogs percorrem o entorno das Unidades de Saúde do município.
O UBV pesado (fumacê) segue suspenso, sem previsão de retorno, por falta de insumos, cujo encaminhamento é responsabilidade do Estado.

Cronograma – Os motofogs percorrem, de 10 a 13 de junho, os bairros Alfredo Freire II, Ayat Club, Parque Gameleiras e Parque Gameleiras II no período matutino, enquanto no vespertino passam pelos bairros Alfredo Freire I, Alfredo Freire IV e Parque Gameleiras. No dia 14, os motofogs percorrem o entorno das unidades de saúde. Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque dengue no 3317-4660 ou no telefone 3315-4173.

Ações contínuas – Atualmente, 175 agentes de combate a endemias (ACE’s) do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde realizam visitas domiciliares regularmente para orientar moradores, realizar tratamento e eliminação de criadouros. Equipes específicas também realizam o bloqueio de transmissão, com dedetização no entorno dos locais de moradia dos pacientes notificados como casos suspeitos de arboviroses, além das equipes que visitam locais estratégicos, como ferros velhos, cemitérios e borracharias.
Ainda, a Secretaria de Saúde de Uberaba, em parceria com a Codiub – Inteligência Digital, lançou o aplicativo “Uberaba contra a dengue”, criado para receber endereços e fotos dos locais que são possíveis focos do mosquito. Outra parceria com a Codiub – Inteligência Digital, que está ajudando a SMS a identificar focos do mosquito transmissor da dengue, utiliza imagens captadas por drone para verificar possíveis focos em imóveis fechados.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.