ColunasMarcos Moreno - Moreno Pet News

Animais têm melhor resultados com acupuntura que os humanos

Camila Oliveira Rocha é veterinária pela Universidade de Uberaba. Depois de exercer a profissão em vários segmentos desse universo da medicina veterinária, resolveu fazer pós graduação em acupuntura e homeopatia e hoje trabalha também com fisioterapia e ozonioterapia, com objetivo de ampliar sua área de atuação em reabilitação animal. São técnicas trabalhosas e nós, leigos, acreditamos ser mais difíceis de serem aplicadas em animais que em humanos. Mas Camila garante que é compensador e, para ter a segurança de dessa afirmação, deve contabilizar muito sucesso.

Marcos Moreno- Quando você se formou em veterinária já sabia que iria trabalhar com medicina alternativa?
Camila Rocha-
Sim. Tentava achar as especializações da área, até que uma colega de graduação me apresentou um instituto que oferecia os estudos profundos da técnica e então fui em busca do que completaria como profissional da área veterinária. Já tinha livros do assunto mas ainda não os entendia ate o momento certo de inicio da especialização.

Marcos- Desde quando se usa essa técnica de acupuntura em animais?
Camila-
A técnica é milenar, iniciou antes de Cristo em cavalos nas grandes batalhas na China.Depois de vários anos iniciou o uso em pequenos animais e em meados de 1974 foi fundada a sociedade internacional de acupuntura veterinária na Europa, chegando ao Brasil somente nos anos 70.

Marcos- Grandes animais ou pets, quais são mais fáceis para se tratar com acupuntura?
Camila-
Cada animal tem sua particularidade, como trabalho com os dois, diria que a acupuntura em equinos é mais fácil pela forma de contenção, posição de pontos e aceitação do tratamento pelo animal.

Marcos- Você trabalha apenas com medicina alternativa ou também com alopatia?
Camila-
Não trabalho com alopatia, porém indico muito a homeopatia para associar a técnica, potencializando seus efeitos no organismo de cada animal.

Marcos- Que porcentagem de resultados positivos há com esse tratamento?
Camila –
Falar em porcentagem, costuma ser difícil, porem a técnica costuma ter resultados maravilhosos em idades e enfermidades diferentes, em media de 90 por cento dos animais tratados melhoram suas condições com o inicio das sessões, parece milagroso, mas a diferença está em cada caso para traçar o melhor tempo de tratamento.

Marcos- Acupuntura em animais é a mesma (ou se aplica da mesma forma) que em humanos?
Camila-
A técnica é bem parecida com humanos utilizando até as mesmas agulhas de inox e descartáveis, o que diferencia é a anatomia dos pontos de acupuntura e o tamanho das agulhas para cada animal.

Marcos- Para quais problemas de saúde em pets a acupuntura é mais indicada?
Camila-
Eu diria que acupuntura é coadjuvante em varias enfermidades: ortopédicas, neurológicas, dermatológicas, psicológicas, problemas renais, ou mesmo hematológicos, problemas endócrinos ou geriatria em geral. Hoje o que mais chega na clínica são animais com problemas neurológicos, ortopédicos, mesmo os que fazem manutenção para qualidade de vida quando chegam a melhor idade.

Marcos- Os animais desenvolvem as mesmas doenças que os humanos?
Camila-
Atualmente há muitos recursos de diagnostico para a área veterinária, sendo assim, cresceu o número de doenças em humanos que são observadas cada vez mais no mundo pet.

Marcos- Quais sintomas que normalmente fazem com que as pessoas procurem essa técnica de tratamento para seus pets?
Camila-
Normalmente, os tutores procuram tratamento quando o animal apresenta dor, não importa qual seja, mas eles demonstram com mudanças de hábitos, expressões faciais de tristeza ou até mesmo mudanças alimentares.

Marcos- A resposta ao tratamento com acupuntura é mais rápida em animais do que em humanos?
Camila-
Sim. Os animais tem metabolismo mais rápido que os humanos e não tem a presença de pensamento negativo fazendo o tratamento energético ficar comprometido ou demorado, como vemos em alguns humanos.

Marcos- É verdade que nossos animais absorvem muito dos nossos problemas?
Camila-
Os animais vieram a esse mundo para trazer alegria e manifestação de amor incondicional, que ainda temos tanto a aprender. Com isso surge sua imensa demonstração de afeto para conosco, nos protegendo de tantas vibrações negativas e energias dispostas a nos adoecer do nosso dia a dia . Eles podem sim, captar toda essa nuvem negra e desenvolver problemas que viriam para nós ou até mesmo ter os mesmos problemas de saúde que temos.

Dra. Camila Rocha
Dra. Camila Rocha
Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Fechar