Veículos

Apesar da ameça de abandonar o País, GM segue na liderança

Chevrolet Onix segue firme na liderança do ranking dos automóveis mais emplacados no País

Em meio ao turbilhão provocado pela General Motors ao ameaçar sair do País, a montadora inicia o ano com folga na liderança do mercado, com participação de 19% nas vendas totais de automóveis e comerciais leves, sequida da Volkswagen, com 14,7%, e da Fiat, com 13,7%.
A GM vendeu 36,2 mil veículos em janeiro, com crescimento de 11,7% sobre as 33,9 mil unidades licenciadas no primeiro mês do ano passado. Também a Volkswagen ampliou número de emplacamentos, mas em índice menor, de 6,3%, com 26,3 mil unidades comercializadas. A Fiat, por sua vez, atingiu 23,4 mil emplacamentos, com alta idêntica à da GM, de 11,7%.
Assim como a marca, também o Chevrolet Onix segue firme na liderança do ranking dos automóveis mais emplacados no País, com 18,8 mil unidades comercializadas no mês passado, contra as 8 mil do Ford Ka, segundo colocados, e as 7,2 mil do Hyundai HB20, o terceiro.
Os dados gerais do setor, assim como os das marcas e modelos, foram divulgados pela Fenabrave na terça-feira,5, com base em números do Renavam. O comportamento do mercado em janeiro mostra que as notícias sobre os prejuízos da GM e até mesmo a ameaça de abandonar suas operações locais, conforme e-mail enviados a seus funcionários no mês passado, não atingiram o consumidor.
A montadora diz que novo ciclo de investimento no País, de R$ 10 bilhões para o período 2020-2024, depende de negociações com sindicatos e fornecedores, além de também estar reivindicando benefícios fiscais.
No ranking de vendas por marcas, a movimentação maior aconteceu entre o quarto e sexto lugares. A Ford, que em janeiro do ano passado era a quarta colocada, ficou em sexto no mês passado, com 16,2 mil licencimaentos e partiricpação de 8,5%. Já a Toyota subiu da sexta para a quarta posição, com 16,4 mil unidades emplacadas em janeiro deste ano e fatia de 8,6%.
A Renault teve vendas bem próxima às da Toyota, de 16.346 unidades, ficando assim com participação bem próxima à da marca japonesa, de 8,57%. Entre a sétima e décima posição estão a Hyundai, com 8,4% de penetração e 13,6 mil emplacamentos; a Honda, respectivamente 5,2% e 9,9 mil unidades; a Jeep (4,3% e 8,9 mil licenciamentos) e Nissan (3,9% e 6,5 mil unidades).

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.