Esportes

Arquivo Público lança e-book “Campeonato Dente de Leite”

A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba lança em e-book o primeiro número da Série Esportes, que traz “Campeonato Dente de Leite – Uberaba – 1970 a 1980”. A publicação enfatiza os aspectos dos torneios e as equipes que mais se destacaram nas competições e sua oficialização pela Liga Uberabense de Futebol. O conteúdo pode ser acessado na íntegra, gratuitamente, pela página do Arquivo Público no site da Prefeitura de Uberaba, no link http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,42628 > Campeonato Dente de Leite.
De acordo com a superintendente do Arquivo Público de Uberaba, Marta Zednik, as informações contidas na publicação basearam-se em fontes que compõem o acervo da Hemeroteca da Superintendência do Arquivo Público, que constituem as coleções dos jornais Lavoura e Comércio, Gazeta de Uberaba, O Triângulo, Jornal da Manhã, Jornal de Uberaba, e outros. Também foram realizadas entrevistas com os jogadores do futebol amador para enriquecer a pesquisa.
“Muitos dos meninos que disputaram os torneios do Campeonato Dente de Leite tornaram-se craques uberabenses e passaram pelas categorias de base. A maioria desses garotos hoje são pais de família, avôs, que ao lerem essa publicação terão a oportunidade de relembrar os eternos momentos das manhãs nos campos de futebol uberabense. Um fato extraordinário que terão a oportunidade de desfrutar é o ‘Primeiro Torneio Dente de Leite’, televisionado e patrocinado pela TV–Uberaba Canal 5 e Liga Uberabense de Futebol, evento que aconteceu em dezembro de 1974, ou seja, há 45 anos”, destaca Marta Zednik.
O secretário de Administração, Rodrigo Vieira, evidencia que o Arquivo Público cumpre mais uma vez uma das suas funções, que consiste em disponibilizar a história do município em diversos segmentos. “Este e-book é um presente aos uberabenses apaixonados por futebol e a todos os interessados na valorização de nossa própria história e identidade social. Uberaba está próxima de seu bicentenário, e acessar os e-books do Arquivo Público é fazer uma viagem ao passado para construirmos um presente e futuro que também será lembrado”, afirma o secretário.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.