Cidade

Arquivo Público tem horário de funcionamento alterado

A partir do dia 4 de fevereiro, o Arquivo Público Municipal voltará ao seu horário de funcionamento normal, das 8h30 às 17h30. A informação foi confirmada pelo secretário de Administração, Rodrigo Vieira, que avaliou o pedido feito por estudantes e pela comunidade que utiliza o espaço localizado na Praça José Pereira Rebouças (Praça da Mogiana), nº650, no Bairro Boa Vista.
Segundo o secretário, diante do decreto emergencial que alterou o horário de funcionamento de algumas repartições públicas, prevendo economia de gastos, reduzindo o expediente. “Levei o pedido ao prefeito Paulo Piau para atender melhor a comunidade que solicitou o atendimento no período da manhã, devido a grande demanda existente. Com isso, a partir do dia 4 de fevereiro retomaremos ao horário normal. O arquivo é um local de prestigio por ser responsável em manter vida a história local. Muitos pesquisadores, alunos de instituições de ensino de Uberaba e de outros lugares procuram o espaço para agregar valor e conhecimento, o que demonstra a sua importância”, destaca o secretário.
Para a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik a mudança atenderá a demanda existente de estudantes, pesquisadores e da comunidade em geral que utiliza os serviços prestados pelo local. “Temos um público assíduo que busca nossos arquivos para pesquisa, o que estava sendo prejudicado devido à restrição no horário de atendimento ao público”, diz.
Marta contabiliza mais de 12 mil caixas de documentos existentes hoje no espaço que são utilizados para a consulta de informações históricas, tendo como principal foco, fatos centenários de Uberaba. “Esse quantitativo se divide em documentos do setor administrativo da Prefeitura e documentos históricos da cidade. Temos ainda mais de 70 mil fotografias catalogadas e o arquivo de renomados jornais como o Lavoura e Comércio, Gazeta de Uberaba, Correio Católico, Cidade Livre, Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba. Além de revistas, teses e outros arquivos relevantes para a preservação da história de Uberaba”, diz.
Vale lembrar que o Arquivo Público conta ainda com um arquivo digitalizado e de acesso público. Quem quiser conhecer mais pode acessar o blog do Arquivo Público http://arquivopublicouberaba.blogspot.com/ ou buscar pela página http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,42628.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.