DestaqueEsportes

Atléticas universitárias movimentam LIU 2018

Com centenas de disputas nos quatro dias do torneio com um total de seis mil atletas nas quadras, piscinas, campos e pistas a terceira edição da Liga Interestadual Universitária (LIU) atraiu para Uberaba atléticas do DF e outros cinco estados, além de Minas Gerais para um dos maiores encontros do desporto universitário do país.
Com 256 pontos no somatório geral, a Atlética da “Unesp Prudente” (Universidade Estadual Paulista/Presidente Prudente (SP) levou o troféu de campeã 2018 no módulo Ouro. A vice-liderança foi para a Atlética das ‘Engenharias da UFMG’ (Universidade Federal de Minas Gerais) com 250 pontos e em terceiro levou a Atlética da Unisanta (Universidade Santa Cecília/SP) com 204 pontos.
O calendário de esportes também incluiu as disputas entre 14 baterias das atléticas e 11 grupos de cheerleaders. A performance da bateria Engrenada (Engenharia UFMG/BH) levou o título de campeã com 118 pontos conquistados pela versatilidade, apresentação, execução e equalização dos instrumentos. A Engrenada ainda conquistou o Estandarte pela excelente batida do surdo e o comando do mestre de bateria. Com arte, criatividade e ginástica artística bem elaboradas, o grupo “Liga UnB” de cheerleaders alcançou a melhor nota – 86 pontos, sagrando-se campeã entre as que se apresentaram no LIU 2018, em Uberaba.
Fernando Alves, um dos diretores esportivos da Liga, explicou que essa edição do campeonato atraiu a participação de mais atléticas para as disputas, concretizando a melhora esportiva do evento. “Com a grande visibilidade da LIU, incluímos neste ano, o Módulo Ouro, trazendo os atletas universitários mais bem preparados do país, o que elevou o nível das competições e estimulou não só a preparação das concorrentes, como chamou a atenção de outras atléticas que ainda não integravam a Liga e passaram a fazer parte das competições nessa edição”, explicou.
Estiveram em Uberaba três grandes atletas de destaque. Fábio Abrahão Bucci, com várias premiações na carreira, entre elas o de campeão dos Jogos Pan-Americanos Universitários, na categoria por equipes, representando o Brasil no tênis de mesa. O jogador de futebol de campo, Marcel de Almeida Furtado, que já passou pela Seleção Brasileira sub-15, sub-16 e sub-20. E Mariana Massaro Balbão do Futsal e futebol feminino, que já competiu por clubes norte americanos e ranqueada nacionalmente.
Organizado pela DNA Universitário, dos empreendedores Bruno Santos, Renê Jonas, Léo Naves e Neto Orsolini, a LIU consolidou nesta edição a grande diversidade de modalidades esportivas – 30 ao todo, que movimentaram mais de 15 mil universitários. Em Uberaba eles vieram para torcer pelos colegas atletas e participar de uma maratona de shows com DJs reconhecidos mundialmente, além de artistas nacionais que ocupam o top das paradas.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.