ColunasReflexões

Avós provedores: o novo papel social dentro da família contemporânea

Marlucy Godoy Ricci

Com a proximidade da comemoração do dia dos avós, em 26 de julho, é válido pensar na importância que eles exercem na vida de seus netos. Não há como negar a contribuição deles no tocante a cuidar, brincar, contar histórias, oferecer guloseimas e pequenos mimos, aconselhar, ouvir e acolher. Esse perfil carinhoso se somou a funções mais ativas e participativas no meio familiar e “(…) a figura clássica da vovozinha sentada na cadeira de balanço, cabelos brancos, fazendo tricô ou crochê, vem dando lugar ao exercício de outras ações sociais” (Vitale, 2005, p.101).
O distanciamento dessa imagem é explicado por alguns fatores, sendo possível citar, entre eles, o aumento da longevidade e uma maior demanda por redes de apoio aos filhos e a parentes no que tange aos cuidados e provimento de seus entes como meio para facilitar o acesso deles à educação e ao mundo do trabalho.
Os avós, nos tempos atuais, cuidam de seus netos tanto social quanto financeiramente. A sua função social no âmbito familiar foi ampliada e os avós provedores assumem papel cada vez mais relevante em nossa sociedade moderna.

Marlucy Godoy Ricci – Professora socióloga da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Fechar