ColunasLawrence Borges - Bastidores

Bastidores

Lawrence Borges

Corpo de Bombeiros de Uberaba recebeu aeronave nesta sexta-feira (21)

MEGA SENA
O deputado federal Franco Cartafina mostrou sua sorte no sorteio de gabinetes na Câmara dos Deputados. Ele foi contemplado com o gabinete que pertence – até 31 de dezembro – ao Deputado Federal Marcos Montes (PSD). Que sorte!!

CAMINHO DA ROÇA
Além de bem localizado e um dos melhores da Câmara, os prefeitos da região do Triângulo Mineiro já conhecem o caminho, cristalizando e consolidando Franco como o sucessor de Marcos Montes.

ASSESSORES
A que tudo indica, o Deputado Franco Cartafina terá seu fiel escudeiro Rodrigo Mateus coordenando seu gabinete regional em Uberaba, além das competentes Rochelle e Merinha, ambas companheiras de longas datas.

HELICÓPTERO DOS BOMBEIROS
Finalmente, o tão esperado helicóptero foi entregue para o Corpo de Bombeiros de Uberaba. A aeronave atenderá cerca de 30 municípios da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, sendo ferramenta imprescindível no que diz respeito a salvar vidas. Presente na solenidade de entrega da aeronave, o deputado federal Adelmo Leão (PT) ficou visivelmente emocionado com a conquista, já que ele foi um dos que mais articularam e trabalharam para que o equipamento viesse para nossa cidade.

NOTA DE PESAR
Ontem, com muito pesar, recebemos a triste notícia do falecimento da Irmã Maria Antônia de Alencar. Mesmo aos 97 anos, ela ainda manteve sua lucidez e carisma. Recentemente, a Irmã Maria Antônia foi agraciada com a Comenda Mário de Almeida Franco. Ela foi a fundadora da Obra de Santa Beatriz, em 1976, projeto que tinha a finalidade de ajudar as famílias carentes da nossa cidade. Além de todas as obras assistenciais, a religiosa também é autora de dez livros, o último deles, “Encontra-se Deus”, foi publicado quando ela tinha 96 anos. É mais uma perda gigantesca para nossa cidade.

SECRETÁRIO DO ZEMA
O ex-prefeito de Juiz de Fora Custódio Mattos (PSDB) foi anunciado como secretário de Governo de Romeu Zema (Novo). Ele aceitou o convite nos últimos dias e será o responsável pelo desafio de articular politicamente um governo que sai das urnas sem maioria legislativa.

AMIGO DO VICE
Custódio Mattos é amigo pessoal de Paulo Brant, o vice-governador eleito, o que teria pesado na escolha para o cargo. Além de ter comandado Juiz de Fora por dois períodos (1993 a 1995 e 2009 a 2012), o tucano foi deputado federal por três mandatos, deputado estadual em Minas na década de 1990 e Secretário Estadual de Desenvolvimento Social de Minas Gerais no Governo Aécio Neves, entre 2007 e 2008. Custódio também foi secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Belo Horizonte na gestão de Marcio Lacerda.

TROCA DE PARTIDO
Embora continue no PSDB, Custódio Mattos já tem confidenciado aos mais próximos que pretende deixar o partido. Em Juiz de Fora, seu grupo político é rachado com o do deputado federal Marcus Pestana, outro ex-secretário de Aécio Neves. A situação se agravou após o filho de Custódio, Rodrigo Mattos, presidente da Câmara de Juiz de Fora, migrar para o PHS.

EX-SECRETÁRIO DO AÉCIO
Apesar do histórico de respeito e da proximidade com o vice-governador, alguns leitores já levantaram o tom das críticas ao saber que o novo secretário de Governo foi secretário de Aécio Neves, envolvido até o pescoço em supostos esquemas de corrupção. A escolha, para muitos, contradiz o discurso de “Novo” de Romeu Zema.

SECRETARIA DE AGRICULTURA
Essa importante pasta será comandada por Ana Maria Valentini. A futura secretária é produtora rural e engenheira florestal, formada pela Universidade Federal de Viçosa em 1984. Tem especializações em Administração Rural também pela Federal de Viçosa e em Gestão Ambiental de Projetos Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente preside a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (IRRIGANOR).

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE
Germano Luiz Gomes Vieira Mineiro de Lavras, no Campo das Vertentes, Germano Luiz Gomes Vieira é servidor público efetivo, graduado em Direito, professor universitário, especialista em educação ambiental, mestre em Direito público pela universidade católica portuguesa de Porto/Portugal. Atuou como diretor de prevenção e combate à corrupção pela Controladoria Geral do Estado, e exerceu cargos e funções no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Instituto Mineiro de Gestão das Águas, na Fundação Estadual do Meio Ambiente e na Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de onde é servidor concursado.

CONTRATAÇÕES IRREGULARES
O Ministério Público de Contas (MPC) cobra mais de R$ 250 milhões de gestores públicos mineiros por contratações consideradas irregulares de 1.199 comissionados da Minas Gerais Administração e Serviços (MGS) entre 2016 e 2018. Na lista dos representados pelo órgão estão secretários do governo de Minas, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e gestores da Prefeitura de Belo Horizonte e de outras entidades públicas. As representações foram feitas pelo procurador Glaydson Massaria, do MPC. Ele concluiu que todos os comissionados da MGS estavam em situação vedada pela legislação e quer que os responsáveis por suas contratações paguem multas aos órgãos lesados.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.