ColunasLawrence Borges - Bastidores

Bastidores

MARCOS MONTES NO COMANDO
O pré-candidato ao governo de Minas pelo PSDB, senador Antonio Anastasia, divulgou qual será sua equipe de trabalho. Para começar, como já era esperado, o deputado federal Marcos Montes, pré-candidato a vice-governador pelo PSD, será o coordenador da campanha.

CONSELHO POLÍTICO
Anastasia também deverá ter um conselho político para auxiliar na tomada de decisões e estratégias de campanha. O grupo, segundo a assessoria do senador, terá os presidentes das siglas na composição de sua chapa: Domingos Sávio (PSDB), Diego Andrade (PSD), Noraldino Júnior (PSC), Raimundo Benoni (PPS), Dilzon Melo (PTB) e Zé Silva (SD).

MAIS UBERABENSES
No entanto, o grupo pode não estar fechado. Acredita-se que outros nomes fortes e influentes ainda devem compor a equipe. Um deles é o do secretário de Governo de Uberaba, o Toninho. Ele não confirma, mas está cada dia mais cotado para participar da campanha.

SEXTA-FEIRA 13
Para viabilizar a retirada de Antônio Andrade do posto, é preciso que dois terços dos atuais delegados estaduais do partido renunciem. Os parlamentares ouvidos pela coluna confirmaram que já conseguiram as assinaturas dos 54 delegados necessários para viabilizar a mudança de comando no MDB. A expectativa é que a lista seja entregue nesta sexta-feira (13).

GOLPE NO MDB?
De acordo com a coluna A.Parte, do jornal O Tempo de BH, as bancadas de deputados federais e estaduais do MDB Mineiro estão prestes a afastar o atual presidente da sigla, o vice-governador Antônio Andrade. De acordo com a coluna, uma carta assinada por todos os deputados da sigla foi encaminhada à executiva nacional. No documento eles reivindicam a retirada de Andrade do cargo sob a alegação de que o político atua de forma isolada, prejudicando a formação de chapas competitivas para a eleição, motivado por “ódio e vingança pessoal”. O comando deve ficar com o deputado federal Saraiva Felipe. Informações dão conta de que o senador Romero Jucá, presidente nacional do partido, deu carta branca para a alteração do comando da legenda em Minas Gerais.

DISPUTA INTERNA
Essa notícia ainda vai dar muito o que falar, já que, hoje, há dois pré-candidatos do MDB ao governo: Antônio Andrade e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes. O medo de alguns deputados é de que, caso a briga não cesse, o partido termine sem nenhum candidato ao governo.

REAÇÃO
O vice-governador se manifestou por meio de nota, dizendo que sua gestão realiza “um trabalho coletivo e transparente, buscando o fortalecimento do partido”, que, segundo ele, foi o que mais cresceu no estado nas últimas eleições e se consolidou como o maior diretório do MDB do País. Andrade diz ainda que “em nenhum momento as decisões foram tomadas de forma isolada” e que por trás deste documento “existem interesses particulares de quem só pensa no melhor para si”. O texto insinua que a manobra feita pelas bancadas é para reeditar a aliança do partido com o PT, do governador Fernando Pimentel.

ALIANÇAS
Pelo que temos acompanhado, pode ser que, se ocorrer mesmo a destituição de Andrade, a ala que opta pela renovação da aliança com Pimentel ganhe forças. Apesar de o atual governador não estar bem nas primeiras pesquisas de intenção de voto, estar no comando da máquina pública ainda conta muito. É esperar pra ver.

DOAÇÃO DE ÁREA
Os vereadores devem votar hoje um PL enviado pelo Executivo que solicita a mudança da Lei Municipal responsável pela criação do Parque Tecnológico. A Administração pede que o item que veda a doação de área para empresas seja retirado do texto da lei. Assim, a PMU poderá doar, sem problemas, a área para utilização da empresa Mosaic, que pretende construir ali o Centro de Soluções Compartilhadas. Ao que parece, os vereadores não irão se opor, já que a maioria trabalhou junto com o prefeito para que a Mosaic optasse por implementar o CSC aqui na terrinha.

BRT
Guarda Municipal e equipes da secretaria de Trânsito já trabalham no sentido de informar aos usuários do BRT e motoristas sobre as mudanças que acontecerão com a implantação do BRT Gameleiras. Vai melhorar muito a vida de quem utiliza o transporte coletivo. Aos motoristas, cabe ter paciência. Nenhuma mudança é fácil. Uberaba está crescendo.

FRASE DO DIA
“É óbvio e ululante que o mero anúncio de intenção de réu preso de ser candidato não tem o condão de reabrir a discussão acerca da legalidade do encarceramento, mormente quando, como no caso, a questão já foi examinada e decidida em todas as instâncias do Poder Judiciário.”
– Laurita Vaz, presidente do STJ, ao negar habeas corpus a Lula –

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.