Cidade

Biblioteca oferta oficina

Sessenta e um Auxiliares de Biblioteca de escolas municipais participarão, na próxima semana, de oficina de Conservação, Preservação e Restauração de Livros, promovida pela Biblioteca Pública Municipal de Uberaba Bernardo Guimarães, em parceria com a Secretaria de Educação. As atividades acontecem na Casa do Educador, de 11 a 13 de fevereiro, das 8h às 17h30.
A oficina tem por objetivo capacitar os servidores das Bibliotecas Escolares Municipais com o ensino de técnicas adequadas com ênfase em sanar os danos causados pelo manuseio incorreto em ambiente de bibliotecas, como explica uma das responsáveis pela oficina, Rafaela Antônia da Silva, chefe da seção de Referência, Processamento, Técnico e Desenvolvimento de Acervos. Ela considera que a preservação e conservação dos livros é fundamental para prolongar o seu tempo de uso e evitar sua deterioração, viabilizando o acesso pelas futuras gerações.
O curso está programado com as seguintes atividades: regras básicas para conservação de acervos documentais; fatores de degradação de acervos documentais: métodos e técnicas para encadernação e restauro de livros; materiais básicos para restauro; prática; dúvidas dos auxiliares de biblioteca. Rafaela cita alguns exemplos de como a oficina pode ajudar: recuperação de encadernações danificadas, remendos em folhas rasgadas, enxertos em partes faltantes do miolo ou da capa e planificação de documentos.
Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, localizada no Centro de Uberaba, tem atualmente um acervo de 75 mil exemplares aproximadamente. No local há também periódicos e computadores disponíveis para consultas na internet, gratuitamente. No saguão principal, há exposições de diversos temas. O prédio ainda abriga o Escritório de Direitos Autorais, que recebe e cadastra oficialmente obras de escritores de todo o Brasil.
O Departamento de Bibliotecas da Semed também é responsável pelas Bibliotecas de Bairros, que são: Biblioteca Pública Municipal do Cemea Boa Vista, que leva o nome do professor Antônio Bernardes. Já no Cemea Abadia, foi instalada a Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Carlos Marques.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.