DestaqueGeral

Bombeiros de Uberaba estão em Brumadinho para ajudar no resgate

Na noite da última sexta-feira (25), militares do Batalhão de Bombeiros de Uberaba se deslocaram até Brumadinho, onde aconteceu o rompimento da barragem que vitimou centenas de pessoas. Até o fechamento desta edição, já eram nove mortes confirmadas e pelo menos 300 desaparecidos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi designada a equipe BRESC de resposta a desastres, composta por seis militares, sendo dois do 5º Batalhão (Tenente Hipólito e Sargento Clarissa) e outros quatro do 8º Batalhão (Sargento Thales e cabos Ítalo, Alécio e Heitor). Cães farejadores (Angel e Santa) também foram deslocados para a cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Seguiram de Uberaba também, 3 bombeiros na equipe do helicóptero Arcanjo.
Ainda conforme a corporação, além dos Bombeiros de Uberaba, aproximadamente 100 militares trabalham no local da tragédia. A maior parte deles se voltam aos trabalhos na chamada “zona quente”, onde acontecem as atividades de busca e salvamento de vítimas. O restante dos oficiais se dedica à inteligência.
Importância dos cães – Segundo o Corpo de Bombeiros, em ocorrências deste tipo, os cães de busca e salvamento são sempre os primeiros a acessarem as áreas atingidas. O faro apurado dos animais permite que eles realizem uma busca 15 vezes mais rápida que um Bombeiro humano e, desta forma, cobrir rapidamente uma área muito grande. Isso, portanto, é fundamental nas primeiras horas após o acidente. A exclusão de áreas é fundamental para que sejam concentradas as buscas nos pontos em que os cães indiquem sinais mais robustos de sobreviventes.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.