NotíciasSaúde

Brasil e Austrália trocam experiências em saúde digital

Entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, delegação brasileira realizou missão técnica à Austrália com o objetivo de identificar oportunidades de cooperação na área de saúde digital. Na ocasião, a equipe reuniu-se com gestores e representantes de governo e da academia para discutir possíveis colaborações conjuntas.
Nos últimos anos, a Austrália tem promovido a aplicação de tecnologias de sistemas de informação para otimizar a gestão na saúde no âmbito de sua Estratégia Nacional de Saúde Digital, aprovada em 2008. A principal plataforma de sistema de informação em saúde, o My Health Record, está, atualmente, em processo de expansão e aprimoramento nos serviços de saúde. A base de dados pretende permitir o registro e acesso a informações relevantes de saúde, de forma segura, por usuários, provedores de serviços e profissionais de saúde.
A delegação brasileira realizou visita à Agência Australiana de Saúde Digital, instituição pública considerada referência mundial em gestão e implementação de políticas de saúde digital. A equipe trocou impressões com representantes da agência australiana sobre o panorama da saúde digital no sistema de saúde australiano e no Sistema Único de Saúde brasileiro. Também dialogaram sobre futuras colaborações no âmbito da Parceira Global em Saúde Digital, fórum multilateral do qual o Brasil fará parte a convite do governo australiano, que atua como secretariado da Parceria.
Em visita ao Departamento de Saúde da Austrália, a missão aprofundou as discussões sobre saúde digital referente à elaboração de diretrizes e marcos legais que amparam a Estratégia Nacional de Saúde Digital da Austrália. Também houve diálogo sobre a implementação das ações de responsabilidade prioritária dos governos dos estados e regiões australianas.
No campo da pesquisa em saúde digital foram visitadas a Universidade de New South Wales, a Universidade de Sydney, a Organização de Pesquisa Científica e Industrial do Commonwealth (CSIRO, sigla em inglês) e a Universidade Nacional da Austrália. A equipe também explorou as principais iniciativas de pesquisa básica e aplicada em desenvolvimento na área de saúde digital.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.