Cidade

Caism estimula discussões sobre a saúde mental

O Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) promove discussões sobre a promoção da saúde mental em celebração ao ‘Janeiro Branco’, até o dia 23 na unidade. As atividades iniciaram na quarta-feira (9) e serão realizadas nos 20 grupos de atendimentos psicológicos do Caism, além das palestras em sala de espera para conscientização do público que freqüenta o local sobre o assunto.
Nos grupos do Caism, com orientação dos psicólogos responsáveis, será inserida a temática “saúde mental”, por meio da promoção de atitudes positivas em relação a si próprio, crescimento pessoal, desenvolvimento e autorealização, integração e resposta emocional, autonomia e autodeterminação, percepção apurada da realidade, domínio ambiental e competência social.
Segundo a gerente do Caism, Natália D’Amico, além das duas ações, cartazes com mensagens provocativas foram colocadas na unidade, para levar as pessoas à reflexão: Afinal, o que é saúde mental? “O nosso objetivo é chamar o nosso público e os próprios servidores a se questionarem sobre o assunto. Não vamos falar sobre doenças mentais, mas a saúde mental, a promoção da saúde mental, que é diferente”, esclarece D’Amico. A gerente da unidade conta que no dia 23 de janeiro, ação interna será realizada com os servidores do Caism, para que possam se tornar multiplicadores do assunto.

Janeiro Branco – A Campanha está na sexta edição e busca divulgar, discutir e debater a cultura de saúde mental e qualidade de vida, despertando na sociedade, nos indivíduos e nas instituições a importância, significado, extensão e impactos da saúde mental na vida dos seres humanos. Uberaba é uma das poucas cidades em que a Campanha é instituída por lei, aprovada em outubro de 2017, para que seja dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.