Carlos Alberto Pereira - Vinhos & TalColunas

CATARRATTO

UVA CATARRATTO BOA

Um verão escaldante! Essa é uma das frases mais utilizadas nos últimos dias por aqui, na Terra das 7 Colinas. Calor, calor e calor! Passamos o dia todo à espera do fim do dia para sentar em uma mesa de “boteco”, pedir uma “loira gelada”, conversar com os amigos e esperar a noite chegar, na esperança de que o calor diminua. Claro, isso para quem gosta de uma bebida alcóolica! Mas posso garantir que melhor que esta “loira gelada”, existe uma outra bebida que refresca tanto (ou mais) e com algumas vantagens especiais: o vinho!
Mas Carlos, vão dizer: “vinho é bom no inverno!” Direi: sim, o vinho é bom no inverno e no verão também!
Falo especialmente dos vinhos brancos, rosés e dos espumantes, que além de serem bem refrescantes, não engordam, não dão barriga e muito menos ressaca. Sem contar que é um alimento que faz um grande bem à saúde!
Daí, aproveitando este momento de calor, volto a falar aqui de uvas brancas, a exemplo da semana passada, que falei da casta francesa Aligoté. Estão lembrados?
Hoje vou falar de uma outra uva, também pouco conhecida por aqui, e que entrega vinhos brancos super refrescantes, aromáticos e frutados. Vou falar da casta italiana Catarratto, uma uva muito popular naquele país, especialmente, na região da Sicilia! O objetivo é dar ao caro leitor amante do vinho, a oportunidade em conhecer outras castas brancas, não ficando reféns das uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc, respectivamente a primeira e segunda mais cultivadas no mundo.
Vamos à ela!

A uva
Catarratto é uma variedade de uva da Ilha da Sicília, que fica situada na costa sul da Itália, e é usada principalmente na produção de vinhos brancos leves e fáceis de beber. A sua maior produção se dá na parte ocidental da ilha, com uma concentração significativa nas províncias de Agrigento, Trapani e Palermo.
Apesar de ter sido cultivada quase exclusivamente na Sicília, é uma das variedades de uva mais plantadas na Itália, ficando atrás somente da uva tinta Sangiovese.
Diversos estudos ampelográficos, realizados do século XVII ao XIX, identificaram pelo menos oito fenótipos de Catarratto, três dos quais apresentam variações substanciais: Catarratto Comune , Catarratto Lucido e Catarratto Bianco Extra Lucido, e se desenvolveram durante pelo menos 20 séculos por adaptações subsequentes a diferentes microclimas.
A variedade é comumente considerada como um componente de mistura de baixa qualidade, ou um ingrediente em vinhos Marsala, assim como, um concentrado de uva. Mas a sua vinificação cuidadosa mostrou que a variedade é capaz de produzir vinhos varietais interessantes, com textura suculenta e sabores de limão. Mas quando não está em vinhos varietais, as parcerias mais frequentes da Catarratto são as uvas Carricante, Inzolia, Grillo e Chardonnay.
Características
A casta Catarratto tem alto rendimento , sabor neutro e baixa acidez .
É uma variedade vigorosa, com boa resistência às doenças mais comuns da uva.
Os cachos de uva são cônicos, de médio a grande, com dois cachos laterais; elas podem variar em tamanho compacto e produzir pequenas bagas redondas, com uma cor verde-amarela.
Basicamente, são conhecidas três variedades desta uva: Catarratto Bianco Comune e Catarrato Bianco Lucido e Catarratto Bianco Extra Lucido. Mas testes de DNA realizados em 2008 sugeriram que são geneticamente idênticos e, em vez de serem variedades de cepas, são, na verdade, diferentes clones da mesma variedade de uva. A mesma pesquisa sugeriu que Catarratto é provavelmente um descendente de Garganega, a principal variedade de uva de vinho branco, dos famosos vinhos Soave, produzidos no nordeste da Itália.

Outros nomes
Catarratto também é conhecido sob os nomes Castellaro, Cataratto Bertolaro, Catarratto Bianco Comune, Catarratto Bianco Extra Lucido, Catarato Bianco Latino, Catarratto Bianco Lucido, Catarratto Bianco Lustro, Catarato Bianco Nostral, Catarato Cartagaro, Catarratto Bertolare, Catarratto Bertolaro, Catarratto Bianco Latino, Catarratto Bianco Nostrale Catarratto Cartedaro, Cattaratto Commune e Catarrato Lucido.

Os vinhos
Os vinhos de uvas Catarratto são brancos, muito frescos e com uma estrutura média. Sua acidez é suave e moderado álcool. O perfil aromático é tipicamente associado a frutas cítricas e flores (raspas de limão, laranjas silvestres e flores cítricas), frutas tropicais, como grapefruit e maracujá, com um toque de ervas finas e especiarias doces.
Uma boa salinidade e uma sensação mineral no final de boca, podem ocasionalmente se transformar em um fechamento levemente amargo.

Harmonização com Catarratto
Salada de atum e alcaparras, arroz de frango com maionese. Camarões salteados com alho, coentro e pimenta ou ainda com os queijos maturados.

Dica de vinho
Vinho: Musìta Catarratto Sicília 2016
Ano: 2016
Produtor: Musìta
Tipo: Branco
Uva: Catarratto
Região: Sicília
País: Itália
Teor alcoólico: 13%
Volume: 750 ml

CAMARÃO SALTEADO COM PIMENTA

Nota de Prova
Aromas intensos de frutas cítricas. No paladar, é bem definido, com caráter marcante e final longo. As uvas foram prensadas suavemente e o mosto clarificado naturalmente a baixas temperaturas. Complemento perfeito para frutos do mar. Sirva a 10 °C.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Fechar