DestaqueTurismo

Chapada dos Veadeiros tem diversão para todas as idades

Fotos: Shutterstock
Foto: Albery Santini

A Chapada dos Veadeiros tem sido um dos destinos mais procurados do estado de Goiás, principalmente nas férias. Os jovens, principalmente, em período de recesso no colégio ou faculdade, buscam aventuras e diversão na região em meio a tantas paisagens naturais. Trilhas que dão acesso a cachoeiras, passeio de balão e programação cultural são algumas das atrações que o público jovem não abre mão de curtir quando está na localidade.
Percorrer trilhas é uma das grandes apostas da região. Dentro da área de reserva da Chapada, é possível fazer três trilhas diferentes. Na Trilha dos Saltos é possível ver a queda d’água do Rio Preto, que tem 120m de altura, e o salto de 80m, onde é possível tomar banho. A Trilha dos Cânions, com 11 km de ida e volta, leva à Cachoeira Cariocas e ao Cânion II, com poço adequado para banho. Com 4,5 km, a trilha das Corredeiras leva até um mirante de onde se pode visualizar as corredeiras e permite aos visitantes entrar na água do Rio Preto.
Já para quem não abre mão dos esportes radicais, a dica é fazer a Tirolesa Voo do Gavião, a mais recente atividade do Circuito de Aventura da Travessia Ecoturismo da Chapada. O desafio consiste em deslizar sob dois cabos de aço paralelos, tensionados entre a Serra Almécegas, com 1.265 m de altitude, e o morro do Mirante da Fazenda São Bento, com 1.210 m de altitude, totalizando um desnível de 55 m, com uma incrível vista de 360º incluindo as principais serras e morros da Chapada dos Veadeiros.
Para quem sempre teve curiosidade de fazer um passeio de balão em meio às paisagens naturais do cerrado goiano, não há mais desculpa. Basta fazer um agendamento com a Central de Atendimento de Alto Paraíso (62 3446-1159). O voo de 1h30 é cobrado individualmente para até 6 pessoas, e é realizado sempre ao nascer e ao pôr do sol para deixar a vista ainda mais linda.
Quando se trata de programação cultural, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, localizada no distrito de São Jorge, antiga vila de garimpeiros na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é referência em eventos educativos, artísticos, culturais, esportivos e ambientais. Até o dia 28 de julho a casa promove o XVIII Encontro de Culturas Tradicionais, reunindo expressões culturais tradicionais de todo o Brasil, com destaque para os grupos da Chapada, com muita música, dança e fé.
Com tantas opções de atividades, a hora de viver uma experiência gastronômica é muito prezada por quem quer desfrutar as delícias da Chapada. O restaurante L’Alcofa, localizado dentro da pousada-boutique Inácia, serve café da manhã, almoço e jantar. O menu da casa apresenta refeições com pegada contemporânea, com destaque para as massas – frescas e artesanais – que são feitas à mão pelo chef goiano João Pedro Dias. Para quem optar por se hospedar no local, há ainda a possibilidade, por exemplo, de se optar por serviço exclusivo do bar do restaurante nas quedas d’água Doutor e Gabi, cachoeiras exclusivas que estão dentro da propriedade. O local ainda oferece spa de massagens e piscina aquecida para quem acha primordial o conforto.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.