Política

Ciclo de palestras, capacitações e treinamentos acontecem em Uberaba

Tema central da reunião é gestão integrada de resíduos sólidos pelo Convale

Iniciadas segunda-feira (1º) as atividades se encerram, hoje, às 16h. Tema central é gestão integrada de resíduos sólidos pelo Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento). Local sede da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), na rua Gabriel Junqueira, 422, Boa Vista (3332-6800).
Na oportunidade, o presidente do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento) e prefeito de Campo Florido, Renato Soares Freitas, e consultores presentes irão apresentar um balanço e o resultado da programação cumprida.
Apresentações a cargo de consultores/G.I.Z. que integram o Projeto de Cooperação Técnica para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil (ProteGEEr).
O treinamento marca o início de uma importante parceria na área de resíduos entre a Alemanha e o Brasil, com participação da agência de cooperação alemã GIZ (Deutsche Gesellschaftfür Internationale Zusammenarbeit) e o Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional).
O consórcio tem sede em Uberaba. A importância das ações é o fato de que nove municípios consorciados participam do Projeto Global que inclui coleta, encaminhamento e destinação dos RSU (resíduos sólidos urbanos), por eles produzidos, para uma unidade capaz de gerar gás, por exemplo, para uso das comunidades da região do Vale do Rio Grande que formam um conjunto de cerca de 500 mil habitantes.
Ano passado, o Governo Federal selecionou 06 (seis) Projetos Piloto e que poderão servir de exemplo para o País: Brasília-DF, Região Metropolitana de Recife-PE, Consórcio ao redor de Londrina/Sanepar-PR, Consórcio Comares/Litoral Leste-CE, Consórcio Convale Uberaba-MG e Campo Verde – MT.
São os seguintes os municípios do Consórcio Convale que participam: Uberaba, Comendador Gomes, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Sacramento, Delta, Água Comprida, Veríssimo e Planura.
A G.I.Z. (Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável) está representada pelos consultores:
Guilherme Gonçalves, assessor técnico do Projeto ProteGEEr (Cooperação para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos);
Heliana Kátia Tavares Campos, engenheira civil e sanitarista, idealizadora do Fórum Nacional do Lixo e Cidadania, e Wladimir Ribeiro, um dos mais conceituados consultores jurídicos em matéria de consórcios públicos e outras formas de cooperação federativa.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.