Cláudio HumbertoColunas

Cláudio Humberto

“É princípio deste governo não haver aumento de carga tributária”
Ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, nega que haverá aumento de impostos

Governo pode ter CCJ, CDH e Relações Exteriores
A bancada governista na Câmara pode garantir comando de comissões vitais para a agenda econômica, política e de segurança do governo Jair Bolsonaro, com a criação doe um bloco de PSL, MDB, PP e PRB, além do DEM e da adesão de outros deputados. A expectativa é superar 250 parlamentares e presidir a Constituição e Justiça; Diretos Humanos; e Finanças e Tributação, como fez o governo Michel Temer.

Há precedentes
Em 2017, com “blocão” de cerca de 300 deputados, o governo Temer comandou 11 comissões e teve as quatro primeiras escolhas.

DEM também
Um dos partidos que deve se juntar ao “blocão” do governo é o DEM de Rodrigo Maia, após o PSL apoiá-lo para a Presidência. São 29 a mais.

Posição estratégica
A comissão de Constituição e Justiça é estratégica para as pretensões do novo governo, pois é lá que todo projeto começa a sua tramitação.

Desejo pessoal
Presidir a comissão de Relações Exteriores é desejo de Eduardo Bolsonaro (PSL), mas para o governo Direitos Humanos é estratégico.

Força Nacional não pára o crime, mas dá manchete
A Força Nacional de Segurança (FNS) constituída em 2004 no governo Lula, está mais para invenção de marqueteiro do que para projeto sério de combate ao crime. Serve para o governo federal fazer pose de preocupação com a criminalidade fora do controle, mas o impacto é mínimo, até do ponto de vista estatístico. Apenas os desavisados acham que 300 homens da FNS fariam diferença em um Estado como o Ceará, cuja Policia Militar tem um contingente superior 17.500 policiais.

Solução cosmética
A Força Nacional nada resolve, mas os governadores ficam felizes porque também podem fingir empenho na solução do problema.

Irrelevância
Ainda que 40% da PM do Ceará (7.000 homens) estivessem “de folga”, como circula nas redes, os 300 da FNS seriam quase irrelevantes.

Mãos erradas
Em vez de enviar PMs para locais que não conhecem, na operação “me engana que eu gosto”, o dinheiro seriam mais útil nas mãos das PMs.

Suprapartidário
Apesar do clima, uma das primeiras leis sancionadas por Jair Bolsonaro é de autoria de um deputado do PT, Rubens Otoni (GO), e garante aplicação de provas diferenciadas por motivos de crença religiosa.

Debandada
O total de deputados federais eleitos por partidos que não atingiram a cláusula de barreiras (mínimo de deputados eleitos e proporção de votos) é de 32 parlamentares. São 6,2% da Câmara dos Deputados. São do PCdoB, Rede, Patriota, PHS, PRP, PMN, PTC, PPL e DC.

Despacho a jato

Governador da Paraíba, Ernane Satyro estava impaciente: ainda teria de receber um prefeito e já estava atrasado para um compromisso. Seu chefe de gabinete teve o cuidado de pedir ao prefeito que objetivasse a conversa:

  • Vá direto ao assunto e seja breve. O governador é muito objetivo.
  • Vim tratar sobre dois assuntos – disse o prefeito, já diante do governador – Eu sei que o sr. é objetivo e prático…
  • Muito bem, amigo velho – interrompeu Satyro – diga então qual o segundo assunto!
  • Com André Brito e Tiago Vasconcelos
    www.diariodopoder.com.br
Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Fechar