Cidade

Codau encerra 12ª edição da Semana da Água

A Codau encerrou ontem a 12ª edição da Semana da Água. O evento, que comemora o Dia Mundial da Água, reuniu mais de 3 mil crianças no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta), unidade da Codau, localizada na Univerdecidade. Alunos das escolas do Sistema Municipal de Ensino, entre municipais, estaduais e particulares, participaram da mobilização.
“A Semana da Água que a Codau realiza é uma oportunidade diferenciada de aprendizagem. Aqui eles têm a chance de aprender de forma lúdica sobre a importância da água e do desenvolvimento sustentável. Eles saem daqui mais conscientes e preparados para nos ajudar a cuidar do planeta, com pequenas ações. Eles são o futuro e por isso a importância de serem os multiplicadores dessas boas práticas”, afirma a professora Roberta Miranda Fonseca, da Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão, que levou uma turma para o evento.
O prefeito Paulo Piau também esteve prestigiando o evento. Ele aproveitou para anunciar que o Parque das Barrigudas receberá um grande projeto para atrair ainda mais as famílias de Uberaba. “Investiremos no ‘Espaço da Criança’. Vamos ampliar os equipamentos de recreação e oferecer um espaço de diversão e segurança para crianças. Aqui temos muito verde, um espaço bem cuidado com uma energia muito boa. E a Semana da Água enfatiza isso, valorizar a natureza e preservar os nossos recursos naturais, conhecer e transmitir ensinamentos a essa geração para que ela também cuide do futuro do planeta”, conclui ele.
Luiz Guaritá Neto, presidente da Codau, aproveitou para anunciar no encerramento da Semana da Água que a Turma da Clarinha e Codalino, os mascotes da Companhia, agora vão lançar mais uma campanha educativa. Agora será com dicas sobre o lixo. “Vamos trabalhar na linha de ensinar os pequenos como se faz para reduzir, descartar, acondicionar e destinar corretamente o lixo que produzem. Pela experiência de nossos projetos educacionais sabemos que as crianças são excelentes multiplicadores das informações relativas à proteção do meio ambiente”, finalizou ele.
O ponto alto do evento ficou por conta do teatro “SOS. A vida pede Socorro”, baseado na obra do autor uberabense, Tiago de Melo Andrade. O grupo Todo Um de Teatro foi o responsável pela encenação. A garotada também se divertiu com as traquinagens do palhaço do projeto Circolando. Todos os alunos presentes receberam um kit contendo um informativo sobre economia de água e energia, a última edição da cartilha da Turma da Clarinha e do Codalino: Aquafone 10 é hora de economizar!, além de um kit de higiene bucal e um porta lixo para carro. Na Alameda das Barrigudas, os alunos participantes puderam conhecer práticas sustentáveis com os parceiros do evento, entre eles a Polícia Ambiental, as secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Trânsito e Transporte, e a Funel, além da Uniube, Cesube, Fazu, Facthus, IFTM, UFTM, Cebrac, Usinas CMAA Vale do Tijuco, Hidrelétrica de Igarapava, Soma Ambiental e Cooperu.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.