Cidade

Codau realiza 12ª edição da Semana da Água

Evento, que comemora o Dia Mundial da Água, reunirá mais de 3 mil crianças no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental

Nesta semana, de 20 a 22 de março, acontece a 12ª edição da Semana da água, realizada pela Codau. O evento, que comemora o Dia Mundial da Água, reunirá mais de 3 mil crianças no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta), localizado na Univerdecidade.
A apresentação principal do evento neste ano ficará por conta do teatro “SOS. A vida pede Socorro”, baseado na obra do autor uberabense, Tiago de Melo Andrade. A encenação da peça será da Nomade Produções. “Todo ano nós procuramos trazer algo diferente, atrativo, que mostre para as crianças, de maneira lúdica, o quanto cada um de nós pode fazer pelo meio ambiente”, explica Ivone Borges, coordenadora dos Programas Ambientais da Codau.
Além do teatro, a garotada irá se divertir com as traquinagens de um palhaço, integrante do projeto Circolando. Todos os alunos presentes receberão um kit contendo um informativo sobre economia de água e energia, a última edição da cartilha da Turma da Clarinha e do Codalino: Aquafone 10 é hora de economizar!, além de um kit de higiene bucal e um porta lixo para carro.
Na Alameda das Barrigudas e na pracinha de brinquedos, serão montados os estandes dos parceiros do evento. Estão confirmadas a Polícia Ambiental, as secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Trânsito e Transporte, e a Funel, além da Uniube, Cesube, Fazu, Facthus, IFTM, UFTM, Cebrac, Usinas CMAA Vale do Tijuco, Hidrelétrica de Igarapava, Soma Ambiental e Cooperu.
As escolas do Sistema Municipal de Ensino, entre municipais, estaduais e particulares, interessadas em participar, já realizaram suas inscrições e o agendamento. Está confirmada a participação de 38 escolas, de Uberaba e da região. Todos os alunos presentes receberão lanche no local. Além de toda a estrutura oferecida, a Codau assegura o transporte das turmas de alunos até Centro de Tecnologia. Além dos alunos inscritos, o evento é aberto a toda a população de Uberaba.
O estande da Codau será dentro da casinha da árvore, onde os alunos se encontrarão com as mascotes da Codau, a Clarinha e o Codalino. A Polícia Ambiental fará exposição de animais que sofreram acidentes, na região, e estão sendo acompanhados em sua recuperação, além de amostra de animais taxidermizados e explicações sobre a importância da fauna, flora e dos recursos hídricos.
A Secretaria Municipal de Educação levará para o evento os Agentes Ambientais Mirins da Semed, que apresentarão práticas sobre a quantidade de água disponível no planeta, o micro plástico e processo de eutrofização. O parceiro Cebrac fará oficinas de eco brinquedos na sala verde, com produção a partir de reciclados.
A Uniube apresentará o projeto “Pelas Tramas da Cidadania: Os Recursos Hídricos em Nossas Mãos”, por meio de materiais didáticos virtuais. A Facthus trará para a Semana da Água uma maquete da casa ecológica, abrangendo energia solar e teto-verde para demonstrar a importância do reuso de água e o uso racional. O IFTM estará presente no evento com uma exposição de animais aquáticos e terrestres, além de uma coleção de insetos.
O mosquito da dengue fará parte do estande da Zoonoses, da Secretaria de Saúde. A mobilização dentro de casa para o combate ao mosquito é o foco deste estande, sempre presente em todas as edições do evento da Codau. E a Vigilância Ambiental em Saúde vai demonstrar como são realizadas as análises de água e o trabalho do setor para fiscalizar a qualidade da água na cidade.
Alunos do IFTM, UFTM, Cesube, Uniube e Facthus vão trabalhar como monitores para receber as milhares de crianças inscritas para os três dias do evento. A Secretaria de Trânsito e Codau comandarão a segurança para o embarque e desembarque dos participantes, que chegarão de ônibus na Univerdecidade.

Serviço
Semana da água – 12ª edição
Realização: Codau e PMU
Local: Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta)/Univerdecidade
Horários: 7h às 11h e das 13h às 17h
Entrada gratuita

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.