Cidade

Companhias de Folias de Reis devem obter alvarás de circulação na FCU

Para garantir a segurança dos foliões e outras questões, é preciso solicitar alvará na Fundação Cultural

As Companhias de Folias de Reis de Uberaba devem obter alvará para a circulação e festas em comemoração ao Dia de Santos Reis. Neste período do ano o movimento de folias aumenta, uma vez que o Dia de Santos Reis é 6 de janeiro. Para garantir a segurança dos foliões e outras questões, é preciso solicitar alvará na Fundação Cultural. A emissão do documento acontece no mesmo dia.
O historiador da FCU Gustavo Vaz explica que os representantes dos grupos devem procurar o Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac) e a emissão do documento é feita na hora. É preciso estar com o RG ou CPF do festeiro ou do capitão da Folia, preferencialmente, e informar o dia, horário, local e hora da Alvorada do grupo. “A partir do momento em que a Companhia tem esse documento, o Folião tem o direito de andar na rua e sair em peregrinação em nome da Companhia. É uma segurança que eles têm caso sejam abordados por algum órgão fiscalizador”, explica Gustavo.
Até o momento foram emitidos 25 alvarás para as festas de 2019, enquanto foram emitidos 249 alvarás de circulação para o ano passado. Lembrando que Uberaba é, oficialmente, a cidade com o maior número de Folias de Reis cadastradas em Minas Gerais e no Brasil, com cerca de 140 companhias já registradas. E, além de oferecer segurança aos foliões, o alvará de circulação é uma forma de monitorar e mapear as folias ativas.
É importante ressaltar que para festas que necessitam de fechamento de ruas ou que terão impacto no trânsito, os grupos de Folias de Reis também devem ter os respectivos alvarás e autorizações da Prefeitura. O alvará de circulação emitido pela FCU não corresponde aos mesmos alvarás para fechamento de rua e demais necessidades. Os grupos de Folias de Reis precisam de estar atentos e formalizarem os pedidos junto a Prefeitura, para que as festas ocorram sem problemas.

Cronograma desta semana – No sábado (12), a Festa da Companhia dos Primos será partir das 16h, na rua João Pessoa, 584, no bairro Abadia; também a Festa da Companhia da Água Santa (Festa dos Pacheco), a partir das 16h, na rua Santo Agostinho, 31, na Vila São Vicente. E no domingo (13), será a Festa da Companhia Estrela do Oriente, a partir das 12h, no centro Étnico Sebastião Mapuaba, na rua Nilton Rosa Nunes.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.