Agronegócio

Conab estima produção de grãos em 237,3 milhões de toneladas

Plantio de algodão tem registrado altas a cada safra

O 4º levantamento da safra de grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a estimativa da produção de grãos para a safra 2018/19 é de 237,3 milhões de toneladas. Se comparado com a safra passada, o crescimento deverá ser de 9,5 milhões de t, o que representa aumento de 4,2% no volume. Já a área plantada está prevista em 62,5 milhões de hectares, com aumento de 1,2%.
O plantio de soja tem projeção de crescimento de 1,7% na área e redução de 0,4% na produção, equivalente a 118,8 milhões de toneladas. O milho de primeira safra, que teve aumento de 0,4% na área cultivada deve resultar em produção de 27,5 milhões de t. Com este desempenho, a expectativa é de alta de 12,9% sobre 2017/18, registrando produção de 91,2 milhões de toneladas, somadas as duas safras do grão.
Em relação à soja, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eduardo Sampaio, observou que a cultura foi parcialmente prejudicada por condições climáticas, “um veranico”, mas destacou que, mesmo assim, a safra deverá ser a segunda maior da história. O recorde foi alcançado na safra 2016/2017 com produção de 238,8 milhões de t.
O algodão também é destaque na produção brasileira, com uma concentração do plantio em janeiro e crescimento superior a 25,3% na área e 20,3% na produção. Outro bom resultado é o da primeira safra de amendoim, que pode chegar a 551,7 mil t, com alta de 10% em relação à safra passada.
O arroz deve ter colheita 7,1% menor do que na safra passada, ficando em 11,2 milhões de t. E o feijão de primeira safra também apresenta queda, de 7,7% na área em relação à safra passada e na produção, estimada em 1,1 milhão de t.
Safra de inverno – Com o fim da safra das culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale), a Conab identificou resultados melhores do que na safra passada, mesmo com as adversidades climáticas nas principais regiões produtoras. A produção de trigo ficou 27,3% superior à safra anterior, chegando a 5,4 milhões de toneladas.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.