Cidade

Defesa Civil alerta população para risco de chuva forte nos próximos dias

Secretaria de Defesa Social, por meio da Defesa Civil de Uberaba, alerta população para tomar cuidado devido a previsão de grande volume de chuva para os próximos dias no município. A previsão da fonte Climatempo para hoje é de 75% de possibilidade de chuva, com um volume de 15mm. Para sexta (15), a possibilidade é de 90% de chuva, com um volume de 40mm. Já no sábado (16), a possibilidade é de 90% de chuva, com um volume de 20mm, enquanto no domingo, dia 17, a possibilidade é de 90% de chuva, com um volume de 30mm.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil de Uberaba, Evaldo Faquineli dos Reis, as pessoas devem ficar alertas, pois os valores representam um risco para a população dependendo da força da chuva. Ele explica: “Nesta quinta, por exemplo, são 15mm. Em uma chuva, quer dizer que são 15 litros de água em um metro quadrado, o que é muita chuva. Se ela cair na terra, a água vai infiltrar no solo, mas em um telhado, um asfalto ou calçada, vai escorrer até achar um caminho”.
O período de tempo também influencia na gravidade da chuva. “Se chover essas quantidades em 4 ou 5 horas, é tranquilo, mas se for de 15 a 20 minutos, ainda mais se a chuva for concentrada em um local só. Se cair 40 mm só no centro de Uberaba é um transtorno, agora se for em Uberaba inteiro é outra situação”, exemplifica Faquineli.
Entre dicas e cuidados que devem ser tomados por todos, independente de morarem em áreas de risco ou não, estão: manter documentos e objetos de valores em lugar alto e seguro, dentro de um saco plástico; desconectar aparelhos elétricos da corrente elétrica em caso de raios; evitar colocar o lixo na rua fora dos dias e horários corretos, havendo possibilidade de chuvas fortes, não retirar o lixo para evitar entupir os bueiros e bocas de lobo, favorecendo os alagamentos; manter os animais de estimação em local seguro; não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo doenças graves, como hepatite e leptospirose; em caso de chuva forte, quem está de carro deve imediatamente reduzir a velocidade do veículo e evitar locais com perigo de alagamento.
A Defesa Civil ainda orienta que antes das chuvas, os moradores mantenham os telhados e calhas limpos, bem como ralos, esgotos, galerias, valas; retire entulhos dos quintais, áreas, becos e ruas; providencie a poda ou corte de arvores com risco de queda; e reforce (ou escore) muros e paredes pouco confiáveis.
Para os moradores de áreas de risco ou escorregamento de talude (barranco): saiam imediatamente ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes da residência; caso perceba também que árvores, poste e muros, estejam se inclinando no barranco ou encosta próximo de sua residência desocupe a área o mais rápido possível e proteja-se em um lugar seguro; Não plante pés de bananeiras nos taludes, elas acumulam muita água aumentando assim o risco de deslizamento; em caso de emergência ligue nos telefones da Policia Militar, 190, Corpo de Bombeiros, 193, e Defesa Civil, 199.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.