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Demandas de retornos de esgoto triplicam no último trimestre do ano

No Projeto S3 Soluções para o Saneamento Equipes de Rua terão Tablets para Transmissão Online do Andamento das Ordens de Serviço de Água e Esgoto

Com a chegada do período chuvoso, a demanda de serviços no Codau por retornos de esgoto tanto na rua, quanto em imóveis, aumenta cerca de três vezes em comparação a outros períodos do ano. Normalmente são realizadas 530 manutenções por mês, desta natureza, em época da seca. Mas na temporada de chuva este número sobe para 1400 Ordens de Serviços (OS) mensais.
Esta problemática é causada, de um modo geral, pela prática irregular da população, de jogar todo tipo de detrito e sujeira dentro das redes, e pelas ligações irregulares de rede de esgoto com a rede de água pluvial. “Lançar água de chuva dos quintais dentro da rede de esgoto acarreta em extravasamento das redes, poços de visita (PV) e retorno de esgoto para dentro das casas. As redes não suportam o volume de chuva, que é muito intenso e contínuo neste período. Aí não tem jeito, o esgoto não tem por onde sair e acaba voltando”, explica o presidente do Codau Luiz Guaritá Neto.
O correto é fazer as ligações separadas, para que a rede de esgoto receba apenas esgoto e as galerias de água pluvial, a água da chuva. “Com tudo no seu devido lugar, esses problemas têm chances mínimas de acontecer”, disse. Outra problemática que se intensifica nesta época são os retornos de esgoto, causados por entupimentos. “A população tem o hábito de jogar qualquer coisa no vaso sanitário, no tanque de lavar roupas. O Codau encontra detritos de todo tipo e tamanho. Já encontramos até televisores que foram jogados dentro dos Poços de Visita”, afirma o diretor de Saneamento Olavo Resende Júnior.
O Presidente do Codau explica que as demandas de retorno de esgoto são prioridade e são atendidas com a máxima urgência, mas a autarquia conta com o apoio da população para que se conscientize da importância de separar as redes, e de não jogar lixo pelos ralos e vãos sanitários. O consumidor que necessitar de atendimento do Codau, para serviços desta e de outra natureza, pode registrar sua demanda diretamente pelo Fale 115, que funciona 24 horas por dia.

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