Cidade

Educação Infantil em destaque hoje, com evento no Cemea Abadia

Crianças, professores e comunidade têm se empenhado nas escolas para divulgar os trabalhos pedagógicos

Hoje, a partir das 13h, a Secretaria Municipal de Educação promove a II Semana da Educação Infantil de Uberaba, no Cemea Abadia, com a culminância dos projetos desenvolvidos nas escolas e Cemeis que atendem crianças de zero a cinco anos.
Desde o dia 03 de dezembro, as crianças, professores e comunidade têm se empenhado nas escolas para divulgar os trabalhos pedagógicos realizados durante o ano de 2018, dentro das unidades. No sábado, o encerramento será com apresentações das escolas, em um momento de vivências recreativas, sem perder o foco educacional de valorização pedagógica.
Para Hevelyn Tatiane, chefe da seção de Educação Infantil da Semed, a equipe tem direcionado as ações pedagógicas, a fim de organizar o trabalho de acordo com os parâmetros das legislações vigentes, que dão enfoque à Educação Infantil. “Todo o percurso foi organizado tomando como elemento fundamental o trabalho coletivo. Inicialmente a equipe da Seção constituiu entre os coordenadores pedagógicos das unidades um grupo intitulado ‘Pedagogas Referência’. Esse grupo foi convidado a pensar junto uma forma de articular as ações entre os pares e estimular o uso de uma metodologia centrada no protagonismo infantil”, diz.
O resultado desse processo foi o Projeto “Leitura ao pé da árvore… Pé de quê?”, que está sendo desenvolvido desde agosto de 2017. O documento foi todo construído com a participação ativa das equipes das unidades e subdividido em temáticas como: Pé de Histórias e Mais Histórias, Pé de Delícias feitas em casa, Pé de Pular, cantar e sacudir, quero mais é ser feliz, e Pé de poesia.
Para ela, o envolvimento entre crianças, educadores, professores, funcionários e comunidade mostrou o grande compromisso com uma educação de qualidade significativa, contextualizada e prazerosa, tendo como ponto de partida os saberes e a cultura das crianças. “Tantas ações não podem ficar restritas aos muros das unidades. Por essa razão, a Seção de Educação Infantil se propõe a agregar todas as experiências realizadas nesta II Semana”, finaliza.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.