CidadeDestaque

Educadores da região debatem Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Equipes pedagógicas das secretarias municipais de Educação da região participaram na quinta-feira (20) de palestra sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O encontro foi realizado no auditório da Casa do Educador, em Uberaba, e teve a presença de Zita Lago Rodrigues, PhD em Educação. No evento promovido pela Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), em parceria com a Editora Positivo, educadores da rede puderam participar deste debate, que teve o apoio da Casa do Educador.
A palestra foi um momento de aprendizado, pois a implementação da BNCC é um desafio e uma necessidade para todos os envolvidos no processo
educacional. Também serviu para dar mais embasamento e entendimento para que os gestores desempenham um trabalho diferenciado em suas unidades educacionais.
Estiveram representados os municípios de Uberaba, Conquista, Delta, Campo Florido, Planura, Veríssimo, Iturama, Sacramento, Campina Verde, Água Comprida, Comendador Gomes, Pratinha, Santa Juliana e Campos Altos, através de 101 participantes.
“Existe por parte dos municípios que gerenciam a implementação deste processo, junto também a gestão das secretarias municipais de Educação, uma grande preocupação com todos os procedimentos, em paralelo, à Secretaria Estadual de Educação que, da mesma forma, vem gerenciando a partir da determinação do Ministério da Educação, com a portaria 331/2018, promulgada em abril deste ano, onde foi outorgado a responsabilidade ao Conselho de Secretários de Educação, em termos nacionais, bem como à Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação)”, disse ela, ao dizer que . esse diálogo vem sendo conduzido por essas entidades. A propósito, os secretários de Educação estão participando, também, desta discussão, claro, com uma representatividade paritária”, explicou.
No encontro dos educadores Zita abordou sobre o percurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde 2015, discorrendo sobre o passo a passo desse processo até a sua implantação. A educadora enalteceu a importância dos professores e toda a equipe pedagógica estudarem continuamente, tornarem-se pesquisadores, questionadores, trabalhadores em defesa do bem-estar dos alunos.
Em sua fala, a secretária da Educação de Uberaba, Silvana Elias, agradeceu e parabenizou a Amvale por promover esse debate. “É muito importante para a comunidade educacional discutir a BNCC que traz um pouco de igualdade e de justiça social na condução dos componentes curriculares e conteúdos a serem vistos nas escolas”, destacou, ao assinalar a importância do fortalecimento regionalmente. E acrescentou: “A BNCC é um marco legal, de caráter global e que precisa ser adaptado em cada local. Porque cada cidade e cada escola tem as suas especificidades”.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.