Política

Empresários chineses discutem benefícios da ZPE Uberaba

Empresários chineses voltaram a se reunir com representante da Prefeitura de Uberaba para analisarem os benefícios da Zona de Processamento de Exportação de Uberaba (ZPE).
O encontro, que aconteceu na última quinta-feira (27), em Brasília, com a presença da secretária-executiva do Conselho Nacional das ZPEs (CZPE) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Thaíse Dutra e do assessor estratégico de Assuntos Regionais, Glauber Faquineli Fernandes.
A reunião foi um desdobramento da missão do prefeito Paulo Piau, que esteve em junho na China e na Rússia, onde reuniu com empresários do ramo de equipamentos para produção de energia solar, e que agora, estiveram no Brasil analisando os estudos sobre a viabilidade para a instalação da empresa no município. O nome da empresa chinesa permanece em sigilo, por enquanto, respeitando as tratativas do acordo. “Foi constatado o interesse por parte dos empresários chineses pela (ZPE), em Uberaba. Diante disso os representantes da empresa se reuniram conosco, juntamente com a secretaria nacional da ZPE, Thaíse Dutra, que teve como propósito explicar de fato os benefícios fiscais, administrativos, econômicos que terão ao se instalarem aqui em Uberaba”, explica.
Fernandes destacou ainda que essas tratativas são encaradas como um grande avanço para a ZPE e para Uberaba. “A legislação da ZPE no Brasil ainda precisa sofrer uma evolução no sentido de ficar mais atrativa para o empresário internacional. A legislação brasileira deve passar ainda por grandes mudanças. Mesmo diante dessa realidade, estamos seguindo as orientações do prefeito Paulo Piau e o nosso objetivo é destravar de fato o processo da ZPE de Uberaba resultando na geração de empregos, renda, além de movimentar a economia municipal”, reforça.
Glauber foi bem categórico ao falar sobre a força da ZPE e sobre os benefícios que trará para a cidade. “Acreditamos muito nesse processo que pudemos ver mundo afora. Entendemos que esse seja um projeto importante e depende de certo amadurecimento. Estamos apostando muito mais e com o despertar dos inúmeros interesses vindos de empresários internacionais a tendência é criar uma força e viabilização ainda maior para a ZPE”, reforçou.
Glauber comemorou também os primeiros resultados da viagem internacional encabeçada por Piau, em junho. Segundo Faquineli, “esse contato mostra que estamos no caminho certo. É um trabalho de persistência, de convencimento, aprimorando e demonstrando, frente à crise econômica e política que estamos vivendo, que todo esforço é válido. Volto a reforçar que a ordem do prefeito é que todos os esforços sejam voltados para levar o benefício para quem de fato interessa que é a população de Uberaba”.
Sobre o desenrolar da reunião, Faquineli disse que todas as exigências foram apresentadas e a empresa interessada deverá entrar em contato em breve para novas tratativas.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.