ColunasFogo de Conselho

ENAMAR reúne participantes de todo o país em final de semana no Rio de Janeiro

Mais de 60 pessoas se reuniram no Rio de Janeiro nos dias 09 e 10 de fevereiro para o Encontro Nacional da Modalidade do Mar. O evento foi aberto para escotistas, dirigentes e pioneiros, para promover conversas e experiências que agreguem às atividades da Modalidade. Estiveram presentes as Regiões Escoteiras do Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.
As atividades do ENAMAR aconteceram em dois lugares: na manhã de sábado os participantes estiveram no Centro Cultural do Movimento Escoteiro, e depois tiveram a programação no Iate Clube Icaraí. Além disso, o grupo também realizou atividades externas na Ilha de Boa Viagem, onde uma missa foi celebrada pelo capelão-assistente nacional dos Escoteiros do Brasil, Pe. Hugo Galvão, em conjunto com o Capelão da Marinha do Brasil, Pe. Agostinho dos Santos. Na ilha, uma oficina de Apitos Marinheiros e um jantar festivo fecharam o dia.
Entre as outras atividades estão a abertura do evento, feita pela Marinha do Brasil na pessoa do Comandante do 1° Distrito Naval, o vice-Almirante Cunha, que falou justamente do apoio mútuo entre Marinha e Escoteiros. Também houve palestra sobre as riquezas do Brasil no mar, segurança marítima e tráfego aquaviário, e também palestras feitas por Chefes Escoteiros, com a organização de cruzeiros Escoteiros, dinamização de Especialidades e Progressões no Programa do Escotismo do Mar, Refugiados e o Movimento Escoteiro, Combate ao Álcool e Drogas na Juventude e Insígnia ‘Mares Limpos’.
A Chefe Estelina Terra, coordenadora nacional da modalidade, trouxe ao encontro números do efetivo da modalidade nos últimos 04 anos: “Em 2015 registramos 4.084, em 2016, 5.367; em 2017 o número foi de 6.312 e em 2018, 6.123, com aproximadamente 100 Grupos Escoteiros do Mar, no total”, explicou. A Chefe ainda agradeceu pelo apoio que recebeu durante os quatro anos à frente da coordenação da modalidade do mar, dizendo sobre o aprendizado com o apoio do adjunto Marcelo Teixeira, do conselheiro Sérgio Marangoni, entre outros “Considero a missão cumprida, com importantes conquistas para a modalidade do Mar” concluiu.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Fechar